Secretaria de Saúde do Recife promove o Dia D da ultrassonografia
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove, neste sábado (16), um mutirão com oferta de mais de mil exames de ultrassonografia. A ação será descentralizada, em 12 unidades da rede própria ou conveniada ao município, e é voltada para os usuários que já estão com suas solicitações previamente cadastradas no Sistema de Regulação (Sisreg) da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). Essa força-tarefa representa uma ampliação de 35% na oferta geral deste tipo de exame no mês de dezembro para os usuários do SUS na capital. Às 8h deste sábado, a secretária de saúde, Luciana Albuquerque, visita o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, umas das unidades envolvidas no mutirão.
Os usuários beneficiados foram contactados via Central de Teleatendimento e receberam as informações de horário e local de realização do exame por mensagem no aplicativo WhatsApp. "A ideia do mutirão é desafogar a fila de espera por ultrassonografias. Por isso, vamos dar prioridade a quem já está com a sua demanda cadastrada no sistema. Nossa equipe está ligando para os pacientes e boa parte dos agendamentos foram confirmados pelo WhatsApp. Esse exame é fundamental para a definição e continuação de tratamentos, pois permite, por meio de imagens nítidas das diversas estruturas internas do corpo, o diagnóstico de doenças, tumores, lesões, investigação de dores abdominais, acompanhamento da gravidez e outros", explica a secretária-executiva de Média e Alta Complexidade do Recife, Anna Renata Lemos.
Ao longo do dia, os exames de ultrassom serão realizados na Policlínica Salomão Kelner, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Hospital da Mulher do Recife, Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, UPAE Ibura, UPAE Arruda, UPAE Mustardinha, Hospital Santo Amaro, Hospital Evangélico de Pernambuco, Hospital Maria Lucinda, RC Diagnósticos e UltraDiagnósticos.
MENSAGENS VIA WHATSAPP – Como os pacientes da rede de saúde do Recife recebem mensagens com a confirmação do agendamento da consulta ou exame especializado em seu aplicativo WhatsApp, é fundamental que eles mantenham seus números telefônicos atualizados junto à Central de Regulação. E isso pode ser feito pelo Conecta Recife (site ou aplicativo) ou pelo Conecta Zap (81-99117-1407). Também por meio destas ferramentas, além da Central de Teleatendimento (0800 081 0040), é possível confirmar presença, solicitar cancelamentos ou reagendar consultas e exames. “Hoje, ainda temos um absenteísmo de 40% em nossa rede. Ou seja, de cada 10 pessoas com consultas, exames ou procedimentos agendados, quatro delas faltam sem comunicar com antecedência o não comparecimento, para que possamos remanejar a vaga. Além de conscientizar os usuários, estabelecemos novos fluxos para tornar mais eficiente, ágil e simples essa comunicação com os pacientes, por meio desse aplicativo de mensagens bastante utilizado por praticamente toda a população em seu dia a dia”, Roseane Lemos, Gerente Geral de Regulação da Sesau.