Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval em união inédita com Olodum
No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, há o ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.
Em palco, os mestres (e mestra) das 13 nações de Maracatu pertencentes ao grupo especial do Concurso de Agremiações comandam o espetáculo, que reúne 700 batuqueiros com toda a potência de alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus. Acompanhados do Grupo Voz Nagô, fundado pelo mestre Naná, as Nações promoverão uma exibição inédita que contará com um encontro histórico e ancestral com o Olodum. Tambores pela paz trovejarão juntos celebrando a beleza e a riqueza da ancestralidade negra fundante dos brinquedos populares.
A presença de Amaro Freitas promove o encontro entre o erudito e a cultura popular. O pianista, um dos principais nomes do jazz brasileiro em circuitos internacionais, prepara um próximo disco com tributo a Naná Vasconcelos. O espetáculo traz ainda a lufada de ar do musicista, cantor e dançarino Lucas dos Prazeres. “Cria” de Naná Vasconcelos, Lucas saiu do Morro da Conceição para percorrer o mundo em turnês ao lado do mestre. Fazem parte ainda da noite estrelada o Balé Bacnaré, Kléber Valentim e a poetisa Luna Vitrolira.