Recife será palco das finais da Superliga Feminina e Masculina de Vôlei
Títulos serão definidos nos últimos dois domingos de abril (21 e 28) no Geraldão
Mais dois eventos de repercussão nacional terão o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, na Imbiribeira, como casa. Nos dias 21 e 28 de abril, as finais da Superliga Feminina e Masculina de Vôlei, respectivamente, chegam ao Geraldão. As informações sobre ingressos serão divulgadas nos próximos dias. Com as respectivas competições ainda em andamento, os finalistas devem ser conhecidos na primeira quinzena de abril. O anúncio oficial das duas decisões aconteceu nesta quinta-feira (21), com a presença do prefeito João Campos e do presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Radamés Lattari, no edifício-sede da Prefeitura do Recife.
“A cidade do futuro é a cidade em que se tem espaços públicos de qualidade e a prática esportiva como uma premissa fundamental do bem estar e do cuidado com os cidadãos. Precisamos de equipamentos públicos como o Compaz, a Academia Recife, Box de Crossfit e programas de formação, assim como também é necessário trazer grandes eventos nacionais e internacionais. Dessa forma, possibilitamos novas e boas referências para as crianças e jovens que participam dessas experiências. A cidade receber um evento é muito bom, mas uma agenda permanente de grandes eventos esportivos possibilita a consolidação do Recife no mapa esportivo do Brasil e do mundo”, salientou João Campos. “O esporte tem a capacidade de juntar e trazer o melhor das pessoas e, com isso, reafirmo que no Recife não há espaço para o preconceito e qualquer manifestação preconceituosa irá enfrentar não apenas o nosso repúdio, mas a mão rígida e firme da lei”, complementou o prefeito.
Recife já tem se consolidado como capital também do vôlei. Apenas neste mês de março, a cidade recebeu a etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia BET7K 2024 e do Beach Pro Tour Challenge – que começou nesta quinta (21) e segue até o dia 24, domingo. Em 2023, os os Sul-Americanos de Vôlei masculino e o feminino também passaram por aqui. Em 2022, inclusive, aconteceu a Supercopa Masculina de Vôlei, que envolveu, à época, os campeões da Superliga, o Sada Cruzeiro, e da Copa do Brasil, o Itambé Minas. Além disso, o Recife Vôlei, apoiado pela Prefeitura do Recife, está nas semifinais da Superliga B, brigando por vaga na elite da modalidade.
“Ficamos muito felizes de, cada vez mais, afinar essa parceria com o Recife, o prefeito João Campos e a Secretaria de Esportes e trazermos grandes eventos de voleibol para a cidade. Durante os últimos 15 dias o Recife tem sido a capital mundial do Vôlei de Praia e vai se consolidar ainda mais em abril, com as finais da Superliga Feminina e Masculina. Quando realizamos a primeira Supercopa aqui, todas as equipes vieram agradecer o ginásio e o público maravilhoso, quando fizemos o Sulamericano foi apenas uma reafirmação disso e não tenho dúvida que em abril sairemos mais uma vez felizes e com o desejo de retornar”, comemorou o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Radamés Lattari.
Os eventos trazem consigo uma série de outras ações. Será realizada uma oficina de Fundamentos do Voleibol de Quadra para Montagem e Direção de Equipes de Base, voltada para professores de Educação Física atuantes como docentes nas escolas da rede pública de ensino do Recife e para graduandos da área que estejam estagiando com voleibol de quadra (a partir do sétimo período). Terá duração de quatro dias, entre os dias 23 e 26 de abril. Serão atendidos cerca de 50 profissionais, com aulas ministradas por dois professores da Comissão de Treinadores da Confederação (CONAT), especialistas em preparação e treinamento do voleibol. As inscrições, gratuitas, poderão ser realizadas diretamente com a Federação de Voleibol do Estado de Pernambuco (FEVEPE).
"Felizmente, acabamos ficando acostumados com receber eventos grandiosos do Brasil e do mundo, mas o vôlei tem conquistado um espaço especial", frisou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. "Tem um reflexo muito legal quando proporcionamos isso para os recifenses, que é o aumento da procura pelas aulas dos esportes desses eventos por crianças, logo na sequência. Isso tem um preço incalculável. Cada evento desse tem um reflexo para a vida de quem presencia, e traz também retornos econômicos e sociais bastante positivos".
Estimulando o desenvolvimento de atletas da cidade, alunos das escolinhas e dos projetos sociais de voleibol do Recife poderão assistir ao treinamento dos finalistas da Superliga, em datas e horários a serem confirmados. Parte do material utilizado na competição, como bolas, ficarão como doação para a Secretaria de Esportes do Recife.