Prefeitura comemora Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
Mais de 1.400 agentes participarão do curso técnico
Por Tádzio Estevam
Nesta terça-feira (04) é comemorado em todo país o dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS). No Recife, a data será lembrada com o início do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde, oferecido pela Prefeitura do Recife aos 1.450 profissionais que participaram da aula inaugural realizada no último dia 12 de setembro no Centro de Convenções com a presença do prefeito João da Costa.
O curso terá a duração de um ano. Até o mês de setembro de 2012, os alunos terão concluído uma carga horária de mil horas. Elas serão realizadas no período da tarde (das 13h às 17h) e acontecerão nas seguintes instituições: Facipe, Maurício de Nassau, Faculdade Boa Viagem (FBV), Universo e Faculdades Integradas do Recife (FIR). O curso contará também com a realização de carga-horária complementar a partir de oficinas vivenciais. As turmas serão divididas por Distrito Sanitário, sendo compostas por aproximadamente 30 estudantes por docente. Cada docente será responsável pelo acompanhamento integral dos estudantes do início ao final do curso.
A proposta do curso, que consiste numa promoção das diretorias municipais Geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e Geral de Atenção à Saúde, é que os profissionais desenvolvam competências sobre aspectos teórico-práticos relativos à atenção básica e suas interfaces de atuação, proporcionando conhecimento reflexivo e crítico para atuação neste campo. As aulas serão dadas pelos profissionais da rede municipal. Nelas, os novos técnicos aprenderão analisar criticamente a realidade de sua comunidade, compreendendo sua dinâmica social e histórica; desenvolverão estratégias que potencializem a relação entre sua prática e a mobilização pela garantia do direito à saúde, com articulação entre as políticas públicas e as necessidades reais da população entre outras atividades.
A grade curricular será bastante extensa e rica em conteúdo. Abordará desde a Reforma Sanitária Brasileira e Políticas Públicas em Saúde, até o modelo de Atenção e gestão à Saúde de Recife e seus dispositivos: Acolhimento; Projeto Terapêutico Singular; clinica ampliada/matriciamento e co-gestão, passando ainda pelo papel social do ACS junto às comunidades do Recife: caminhos históricos percorridos e situação atual da profissão.
Para o secretário de Saúde do Município, Gustavo Couto, a realização deste curso para os agentes representa a positiva construção de um processo de requalificação para os profissionais da secretaria. “Em 2001 a saúde cobria apenas 6% da população e atualmente este percentual já ultrapassa 60%, o que representa 900 mil pessoas atendidas pelos SUS”.
Segundo Gustavo, naquela época, a maioria dos agentes era administrada por uma cooperativa e hoje são funcionários efetivos da prefeitura. “Precisávamos mudar àquela realidade. Por isso, fomos investindo nos nossos profissionais, dando-lhes condições de trabalho cada dia melhores. Estamos iniciando mais um processo fundamental de qualificação, como forma de valorizar cada vez mais a categoria”, comentou.
A Secretaria de Saúde do Recife conta com um quadro de 1.750 agentes. Desse total, 1.450 participarão do curso que será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Escola de Saúde Pública de Pernambuco) e com a Universidade de Pernambuco (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças). A Secretaria de Saúde do Recife contou também com a participação dos trabalhadores, através de sua entidade representativa: SINDACS-PE, no processo de construção do curso.