Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.06.24 - 11h16

Prefeitura do Recife realiza mapeamento de iniciativas de promoção à igualdade racial

img_alt

Através de um formulário online, representantes da sociedade civil poderão compartilhar informações e somar esforços no combate ao racismo (Foto: Edson Holanda)

Para desenvolver políticas públicas cada vez mais eficientes no âmbito da promoção da igualdade racial, a Gerência de Igualdade Racial (GERIR) da Prefeitura do Recife, em parceria com o Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), acaba de lançar o “Mapeamento da diversidade religiosa, segmentos étnicos-raciais e iniciativas de promoção a igualdade étnico racial”. A GERIR e o Conselho desenvolveram um formulário detalhado a ser preenchido por representantes da sociedade civil que façam parte de iniciativas que contribuam com o combate ao racismo. O link para o formulário pode ser acessado na bio do instagram @gerir.recife. 

 

A equipe técnica da Gerência de Igualdade Racial vai realizar busca ativa e incentivar o público-alvo a disponibilizar as informações de forma simples, através do formulário online. “Este mapeamento tem o objetivo de identificar os agentes estratégicos que atuam nos diversos territórios, promovendo uma maior integração e colaboração entre as iniciativas desenvolvidas. As informações obtidas através do questionário são sigilosas e elas serão fundamentais para aprimorarmos e fortalecermos o trabalho realizado pela GERIR e Conselho, em parceria com a sociedade civil na luta contra o racismo”, explicou a gerente de Igualdade Racial, Karina Oliveira.

 

Ainda de acordo com a gestora, o mapeamento constitui uma oportunidade de fortalecer conexões, conhecer e estabelecer colaborações significativas entre a Prefeitura do Recife, o Conselho e organizações da sociedade civil. “Acredito que o mapeamento  contribuirá para aproximar, aprimorar e fortalecer o diálogo entre a sociedade e o trabalho realizado pela gestão. Isso vai nos ajudar a ampliar o olhar em relação a pensar, construir e executar políticas de igualdade racial mais efetivas no Recife”, concluiu.