Gabinete de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 20.06.24 - 16h52

Sítio Trindade ganha painel de arte urbana que enaltece a cultura popular pernambucana

img_alt

A obra, assinada pelo artista Gustavo Lopes e promovida pela Prefeitura do Recife, destaca elementos como La Ursa, o passista de frevo, o bumba meu boi, a ciranda de roda e o pastoril, além do brega funk e do hip hop (Foto: UENNI)

O anfiteatro do Sítio Trindade, um patrimônio histórico no bairro de Casa Amarela, foi revitalizado pelo programa Tá Aprumado da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana e que promoveu melhorias no piso e nas arquibancadas. Em parceria com a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, as paredes do anfiteatro ganharam um painel intitulado "Recife, Matriz da Cultura Popular", criado pelo artista Gustavo Lopes.

 

A obra celebra a rica cultura pernambucana, retratando manifestações tradicionais como La Ursa, o passista de frevo, o bumba meu boi, a ciranda de roda e o pastoril, além de destacar o brega funk e o hip-hop, exaltando a cultura das periferias e dos morros. 

 

O espaço também presta uma homenagem a Miguel Arraes, que, durante sua primeira gestão como prefeito do Recife em 1960, criou o Movimento de Cultura Popular (MCP), integrando Educação e Cultura, com uma dinâmica transformadora, baseada no fortalecimento da cidadania, das manifestações populares tradicionais, na formação inspirada na realidade vivida pelos participantes.

 

A Secretária Executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, destacou a importância dessa iniciativa. "O mural não apenas reverencia nossa tradição, mas também abraça a cultura contemporânea dos morros de Recife, incorporando elementos do brega funk, hip-hop e das periferias da cidade", afirmou. A obra reflete as intervenções urbanas e sociais promovidas pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana nas comunidades do Recife, que contam com o apoio das Tintas Coral e Cimento Forte. 

 

SOBRE O SÍTIO TRINDADE - O Sítio Trindade é um equipamento público apropriado para o desenvolvimento de ações de formação técnica e artística nas diversas linguagens culturais, incluindo música, artes plásticas, artes cênicas, audiovisual, literatura e design. O espaço aglutina atividades educativas, artísticas, produtivas e comerciais, além de oferecer entretenimento e lazer, como as festividades do São João do Recife e do Ciclo Natalino do Recife. Desempenha um importante papel na cultura preservando e difundindo as raízes étnicas e antropológicas da nação e promovendo inserção social e dinamização econômica.