Maior geomanta do Brasil ganha arte urbana do Recife com as intervenções do programa Mais Vida
A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), está concluindo mais uma área do Programa Mais Vida, beneficiando a comunidade da UR-1, no bairro do Ibura. O destaque da intervenção é a maior geomanta do Brasil, com 10,2 mil metros quadrados, que está ganhando novo destaque com a maior arte urbana do Recife. O investimento de R$ 488,7 mil, com apoio das Tintas Coral e Cimento Forte, vem transformando a área com novos espaços de convivência e lazer seguros e acessíveis para todos, beneficiando diretamente 500 famílias.
“O Gabinete de Inovação Urbana trabalhou bastante, realizou uma escuta popular, para construir um equipamento de qualidade para as pessoas. A pintura da geomanta representa o carinho pelo Recife e pela própria comunidade, além de criar um sentimento de pertencimento e incentivar as pessoas a abraçarem essas intervenções que a Prefeitura do Recife vem fazendo”, afirmou Ed Ruas, chefe do Gabinete de Inovação Urbana.
A geomanta protege cerca de 40 famílias, atrás da Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, e agora está recebendo um imenso painel retratando o dia e a noite, junto à frase "Eu amo Ibura", numa cocriação da arquiteta e urbanista Catarine Dias e do artista Almir Pedro. A obra enche o local de cor e vida, reforçando o sentimento de segurança e pertencimento da comunidade. As escadarias também ganharam um colorido especial, com degraus que representam as cores do arco-íris.
Adriana Conceição de Moura, 33 anos, mora na comunidade há 8 anos e demonstrou sua satisfação ao ver a intervenção entregue. “Ficou lindo, totalmente diferente de como era antigamente, Agora está bem melhor. Dá até outra vida para a comunidade, além do parquinho para as crianças, que não tinham onde brincar. Está perfeito”, disse.
PRAÇA REQUALIFICADA - Situada na Travessa Padre Cícero, aos pés da geomanta, a praça batizada pelos moradores de Criança Feliz passou por uma completa revitalização. O espaço agora conta com um novo campinho com alambrado dedicado à primeira infância, equipado com arquibancada, escorregadores de escalada, gangorra, balanço e um circuito de diferentes alturas.
Os paineis de arte urbana, que percorrem a extensão do muro, exploram o conceito "Dia e Noite", simbolizando a energia do dia com o sol e a tranquilidade da noite com a lua. Para tornar o ambiente ainda mais lúdico, foi criado o “Beco do Brincar”, um circuito de pinturas e desenhos que ensina sobre cores, planetas, números em Libras e dias do ano, incentivando a curiosidade e o aprendizado de forma interativa.
A área de convivência foi melhorada com dois conjuntos de mesas e um extenso banco jardineira que contorna a praça, proporcionando assentos confortáveis e melhoria na arborização. A praça também recebeu novos postes de iluminação, recuperação de calçadas e pisos, e a instalação de grama, tornando o espaço mais verde e acolhedor. Placas de sinalização indicam os novos espaços e reforçam as regras de convivência e boas práticas ambientais. As intervenções incluíram o plantio de cinco árvores e a instalação de vasos com 120 mudas de plantas ornamentais.
O Campo do UR-01 agora conta com um mirante, que serve como um novo ponto de encontro e lazer para os moradores. Projetado para promover descontração e fortalecer os laços comunitários, o espaço dispõe de dois conjuntos de mesas e cadeiras, além de jardineiras que trazem vida e verde ao ambiente.
PONTO CRÍTICO DE LIXO ELIMINADO - O programa eliminou um ponto crítico de lixo na Travessa Dois Rios, promovendo a conscientização ambiental com teatros educativos nas ruas. Em parceria com a Unidade Socioambiental da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a ação incentivou práticas sustentáveis e preservação ambiental entre os moradores. A área foi revitalizada e transformada em um espaço de convivência e lazer, próximo ao comércio local, frequentado por trabalhadores e taxistas. A Emlurb também realizou a limpeza de um canal nas imediações, contribuindo para um ambiente mais limpo e agradável para todos.
A participação da comunidade foi fundamental através da escuta ativa em reuniões comunitárias e oficinas de cocriação promovidas pelo Programa Mais Vida. Sete oficinas de engajamento foram realizadas, incluindo mutirões de pintura, oficinas de currículos, conscientização ambiental, oficina de pipas, culinária sustentável, fotografia pelo celular e uma oficina de plantio e jardinagem, fortalecendo o senso de pertencimento e orgulho dos moradores.
MAIS VIDA - Criado em 2016, o programa Mais Vida é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças, nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 62 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes, em parceria com as Tintas Coral. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.
As principais intervenções de urbanismo social do Mais Vida tiveram como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, especialmente das crianças, através da instalação de brinquedos, mobiliário urbano, mirante, campinho e arte urbana. Também foram realizadas oficinas educativas, pavimentação e recuperação de passeios, limpeza de canal, melhoria da iluminação pública e plantio de árvores.
GEOMANTA - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), já garantiu a segurança de 500 famílias residentes em 82 pontos de risco da cidade, com a aplicação de mais de 66 mil metros quadrados de geomanta, desde 2021. O produto é um composto geotêxtil de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos, que pode ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Impermeável e flexível, ela pode ser aplicada em taludes de grande extensão.
Entre as vantagens do uso da geomanta, que evita a passagem de água e preserva as barreiras, estão a baixa necessidade de manutenção, a alta durabilidade, o baixo custo de execução em comparação a obras estruturadoras, a rápida aplicação e a capacidade de se moldar às irregularidades da encosta.