NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 30.10.24 - 11h22

Prefeitura do Recife prepara cemitérios da cidade para o Dia de Finados

img_alt

Celebrações religiosas e demais atividades serão realizadas e intervenções de poda, pintura e limpeza geral estão em andamento para dar mais conforto aos visitantes (Foto: Diego Nigro)

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está realizando uma série de serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea), com o intuito de proporcionar mais conforto ao público no próximo Dia de Finados (02/11). O trabalho de conservação foi intensificado e o órgão já está preparando uma programação para atender aos visitantes. A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos locais durante a data.

 

A PCR trabalha de forma contínua na conservação dos cemitérios da cidade, com o objetivo de garantir conforto e estrutura adequada durante o ano todo. A preparação específica para o dia conta com um incremento nos serviços de limpeza e manutenção. Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 06h, com expectativa de término às 22h. Ao todo, serão 230 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

 

Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea e Casa Amarela contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, acontecerão às 7h (missa), 8h30 (recitação do santo), às 10h (celebração da missa), às 12h (missa), às 14h30 (recitação do terço) e às 16h. O Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Jackson, irá celebrar, no dia 02, a missa das 10h em Santo Amaro. A missa das 16h no Parque das Flores será celebrada pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

 

Sinalização - Os cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores também oferecem uma sinalização que permite ao visitante ter visão geral de todo o espaço, por meio de um mapa esquematizado com os nomes das alamedas e ruas, facilitando o deslocamento dos pedestres. A iniciativa está em andamento no cemitério da Várzea e deve ser concluída na primeira quinzena de novembro. Em Santo Amaro, além do painel, foram instaladas em locais estratégicos, placas indicativas dos principais pontos: velório principal, velório popular, administração, capela, saída e nomes das ruas. Outra novidade foi a instalação neste ano de placas com a biografia das celebridades indicadas no painel principal.

 

 

Confira a programação religiosa do dia 2/11:

 

Santo Amaro

 

Missas: 7h | 8h30 (terço) | 10h | 12h | 14h30 (terço)| 16h

 

 

Parque das Flores

 

Missas: 7h | 9h | 11h | 14h | 16h (com Dom Fernando Saburido)

 

 

Várzea

 

Missa: 10h

 

 

Casa Amarela

 

Missas: 7h | 10h | 16h

 

 

Informações sobre os cemitérios do Recife

 

Administração - Compete à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) a administração, manutenção, limpeza, varrição e outros serviços nas áreas comuns, sendo de responsabilidade das famílias a manutenção e limpeza dos túmulos e jazigos. A Emlurb também faz controle e acompanha diariamente as reservas de áreas disponíveis para sepultamento, venda de ossuários e jazigos pertencentes à Prefeitura do Recife. Atualmente, há disponibilidade para aquisição de ossuários no Cemitério de Santo Amaro e de jazigos no Cemitério do Parque das Flores.

 

Gerência de Necrópoles (Sede da Emlurb)

 

Endereço: Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 09, Derby, Recife

 

Tel: (81) 3355-5500.

 

Cemitério de Santo Amaro

 

O Cemitério de Santo Amaro chama-se, na verdade, Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção de Santo Amaro das Salinas. Foi projetado pelo engenheiro José Mamede Alves Ferreira. Inaugurado em 1º de março de 1851, destinou-se, inicialmente, ao sepultamento de pessoas vitimadas pelo surto de febre amarela, que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época.

Sua arquitetura é radial, com túmulos distribuídos ao longo de ruas que partem de um ponto central. É a maior exposição de arte ao ar livre de Pernambuco, com centenas de mausoléus de grande porte. A capela também merece destaque. Também projetada por José Mamede Alves Ferreira, foi construída por volta de 1853. Trata-se de um monumento de puro estilo gótico de cruz grega, fechada por uma só abóbada.

 

Endereço: Rua Marquês do Pombal, Santo Amaro, Recife

 

Área: 145 mil metros quadrados

 

Estrutura: Conta com 9.180 covas rasas, 2.855 catacumbas das irmandades (pertencentes à igreja), 11.118 catacumbas municipais (rotativas), 3.700 túmulos de família e 7.029 ossuários perpétuos.

 

Média mensal de visitantes: 18 mil

 

 

Personalidades sepultadas:

 

 

SETOR 01

 

01 - Menina sem nome

 

02 - Conselheiro Rosa e Silva

 

03 - Barão de Itamaracá

 

04 - Conde da Boa Vista

 

05 - Joaquim Nabuco

 

06 - José Mariano Carneiro da Cunha

 

07 - Governador Manoel Borba

 

08 - Capiba - Lourenço da Fonseca Barbosa

 

09 - Dr. José Maria de Albuquerque Melo

 

10 - Dona Leonor Porto

 

11 - Chico Science

 

12 - Augusto Lucena

 

 

SETOR 02

 

13 - Visconde de Camaragibe

 

14 - José Francisco de Moura Cavalcanti

 

15 - Mário Mello

 

16 - Barão de Mecejana

 

17 - André Valli

 

18 - Mário Sette

 

19 - Maciel Pinheiro

 

20 - José Isidoro Martins Júnior

 

21 - Estácio Coimbra

 

22 - Barão de Contendas

 

23 - Marcos Freire

 

24 - Monsenhor Muniz Tavares

 

25 - José Rufino Bezerra Cavalcanti

 

 

SETOR 03

 

26 - Artistas do Teatro Pernambucano

 

27 - Ascenso Ferreira

 

28 - Paulo Pessoa Guerra

 

29 - Antônio de Góis Cavalcanti

 

30 - Antônio Arruda de Farias

 

31 - Herculano Bandeira de Melo

 

32 - Miguel Arraes de Alencar

 

33 - Carlos de Lima Cavalcanti

 

34 - Menino Alfredinho

 

35 - Eduardo Henrique Accioly Campos

 

 

SETOR 04

 

36 - Agamenon Sérgio de Godói Magalhães

 

37 - Marinha do Brasil

 

38 - Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães

 

39 - Heinrich Moser

 

40 - Barão da Vitória

 

41 - Carlos Pena Filho

 

 

Cemitério Parque das Flores

 

O Cemitério Parque das Flores possui uma concepção mais moderna, com os jazigos distribuídos em alamedas e jardins. Em 1977 passou para a administração pública municipal.

 

Endereço: Avenida Liberdade, s/n – Tejipió – Recife

 

Área: 125 mil metros quadrados

 

Estrutura: Com 2.777 covas rasas, 3.568 catacumbas municipais (rotativas), 18.202 túmulos de família e 3.690 ossuários perpétuos.

 

Média mensal de visitantes: 4,5 mil

 

Personalidades sepultadas

 

 

1-Jornalista Orismar Rodrigues

 

2-Jornalista Paulo Marques

 

3-Geógrafo Manoel Correia de Andrade

 

4-Deputado Byron Sarinho

 

 

Cemitério de Casa Amarela

 

É, para alguns, o mais antigo cemitério recifense, pois se tem notícias de sepultamentos no início do século XIX. Os moradores de Casa Amarela têm uma predileção especial pelo sepultamento de seus entes queridos no cemitério local, devido ao apego com o bairro.

 

Endereço: Largo de Casa Amarela, s/n – Casa Amarela – Recife

                                           

Área: 11,6 mil metros quadrados

 

Estrutura: Com 2.295 covas rasas, 26 catacumbas das irmandades (pertencentes à igreja), 325 catacumbas municipais (rotativas), 354 túmulos de famílias e 734 ossuários perpétuos.

 

Média mensal de visitantes: 3,6 mil

 

Personalidades sepultadas

 

 

1 - Caju (da dupla Caju e Castanha)

 

2 - Vereador Edmar Moury Fernandes

 

3 - Vereador Mário Monteiro.

 

Cemitério da Várzea

 

É o terceiro maior cemitério do Recife em área e está dividido em 18 quarteirões. Assim como os outros cemitérios menores, caracteriza-se por receber sepultamentos de moradores da área de entorno.

 

Endereço: Rua Professor Artur de Sá, s/n – Várzea – Recife

 

Área: 21,7 mil metros quadrados

 

Estrutura: Com 3.447 covas rasas, 277 catacumbas municipais (rotativas), 981 túmulos de família e 1.631 ossuários perpétuos.

 

Média mensal de visitantes: 4,5 mil

 

Personalidade sepultada

 

Padre Henrique Pereira (religioso, de estreitas relações com Dom Hélder, teve notória atuação contra a Ditadura Militar. Foi torturado e assassinado em 1969).

 

Cemitério de Tejipió

 

O Cemitério de Tejipió também é conhecido como Pacheco. Possui 12 quarteirões e segue a mesma lógica dos cemitérios menores, recebendo o sepultamento dos moradores do seu entorno. 

 

Endereço: Rua Alto do São Pedro, s/n – Tejipió – Recife

 

Área: 16,5 mil metros quadrados

 

Estrutura: Com 2.670 covas rasas, 31 catacumbas municipais (rotativas), 838 túmulos de família e 181 ossuários perpétuos.

 

Média mensal de visitantes: 2,4 mil