Recife vai elaborar primeiro Plano Municipal de Turismo
O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, anunciou, nesta quarta-feira (30), a criação do primeiro Plano Municipal de Turismo da capital pernambucana. A elaboração desse importante documento para a cidade se dará por meio de uma parceria com o Sebrae Pernambuco. A informação foi apresentada durante a 57ª reunião do Conselho Municipal de Turismo do Recife (Conture), realizado no Espaço Recife da Casa Cor. Conforme pontuou o secretário, ao tomar essa iniciativa, a Prefeitura do Recife, sob a gestão do prefeito João Campos, dá o primeiro passo para atender a uma demanda da cidade e a uma aspiração antiga do trade turístico. A expectativa é de que o plano fique pronto e seja implantado no primeiro semestre de 2025.
"Hoje, temos a satisfação de compartilhar uma iniciativa muito bacana em parceria com o Sebrae, que é a elaboração do primeiro plano municipal de turismo do Recife. Uma iniciativa, sem custos para a Prefeitura do Recife, de grande importância para a cidade por diversos motivos. Não só iremos estabelecer os principais nortes e objetivos que almejamos para o turismo da capital, como vamos ganhar maior facilidade na captação de recursos, seja por meio de editais ou através de outros programas, em outras esferas de governo. Isso vai impulsionar bastante o desenvolvimento do turismo, do emprego e da renda na nossa cidade. Estamos no começo dessa caminhada que, certamente, vai render bons frutos para a nossa capital”, assinalou o secretário Antonio Coelho.
A elaboração do Plano Municipal de Turismo deverá ser dividida em etapas. Esse momento inicial será dedicado à composição um diagnóstico minucioso da atividade turística local. Na sequência, serão realizadas oficinas de escuta junto ao trade turístico da cidade e a apresentação do diagnóstico do turismo. As ações prosseguem com a realização de novas oficinas voltadas para a construção do Plano de Turismo do Recife. As fases seguintes são a apresentação do Plano de Turismo e o encaminhamento para a aprovação pelo Legislativo municipal. Finalizadas essas etapas, será realizado o lançamento desse importante instrumento, que ajudará a guiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo no Recife.
"O plano é uma peça fundamental para integrar as expectativas de todos os atores do turismo no Recife. É o documento que dará a diretriz para as ações de consolidação e desenvolvimento das atividades do setor. Damos um grande passo com essa parceria entre Sebrae e Prefeitura", destacou o gerente do Sebrae Pernambuco, Leonardo Carolino, ressaltando, em seguida, que o Recife já parte com um diferencial por ser um município que vem trabalhando o potencial do uso de dados em seu processo decisório. "Insumos, esses, que vão nos abastecer neste primeiro momento de diagnóstico da atividade turística", pontuou.
Fundamentado em ações planejadas e estratégicas, o plano pode incentivar a economia do município, gerar emprego e contribuir para aumentar a renda da população. Será importante também para, além de não só motivar a preservação da cultura e do patrimônio histórico da cidade, mas também aproveitá-los em benefício dos cidadãos, oferecendo uma infraestrutura mais adequada para receber os visitantes.
O plano municipal vai funcionar, portanto, como um condutor estratégico que vai orientar as ações, favorecendo a implantação de políticas públicas, investimentos, bem como o estabelecimento de parcerias público-privadas. A construção desse documento também é importante uma vez que o Plano Municipal de Turismo tem sido utilizado como requisito básico para o acesso do município a políticas públicas que permitam o repasse de recursos estadual e federal. Portanto, além da promoção do destino, é uma ferramenta necessária e balizadora com o objetivo de garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável do turismo na cidade. São ações que fortalecem a imagem turística do município.