Cultura | 08.11.24 - 17h21
Alunos de escolas profissionalizantes tecem Fios da Memória, inspirados no Cais do Sertão
Concebida pelos instrutores Enoque Santos e Bruna Miranda e executada pelos alunos dos cursos de Photoshop, Serigrafia e Corte e Costura da Escola Profissionalizante Dom Bosco, da Prefeitura do Recife, a exposição "Fios da Memória: Moda e Estampas do Sertão", que está aberta para visitação no Cais do Sertão, de terça a domingo, a partir das 14h, consiste em um projeto interdisciplinar que busca explorar a criatividade e a habilidade dos alunos, que transformam materiais comuns em obras de arte.
A exposição propõe uma imersão no universo da costura, moda e estamparia, inspirada em obras do acervo do Museu Cais do Sertão. O espaço, que celebra a rica cultura sertaneja, se transforma também em palco para a expressão artística, que transcende a mera funcionalidade das peças de vestuário e decoração.
"A costura, muitas vezes vista como uma prática utilitária, é aqui reconhecida como uma forma de arte capaz de contar histórias, expressar identidades e preservar tradições", afirma Bruna. As estampas, por sua vez, são protagonistas nesta narrativa. Inspiradas em imagens que adornam a cultura tradicional sertaneja, elas foram traduzidas em experimentações contemporâneas que dialogam com o cenário atual, revelando o elo entre passado e presente.
A diversidade dos tecidos expostos trazem à tona as raízes culturais do sertão, ao mesmo tempo em que exploram novas possibilidades estéticas. Bruna explica que a recriação dos elementos por parte dos alunos não é nada muito óbvio em relação ao que já existe no Museu. Ao todo, a exposição se apresenta em seis estampas: cobogó, pássaros, maguari, flor de estampa da indumentária do cangaço e detalhes de desenhos de Jota Borges e do chapéu do rei do baião.
Essas estampas foram aplicadas em bolsas, vestidos, blusas, almofadas, calças, entre outras peças. Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife, Adynara Gonçalves, essa exposição traz um pouco do muito que se produz com criatividade e dedicação nas Escolas Profissionalizantes do Recife. "Nesses espaços, o talento vem à tona e muitos dos nossos alunos se tornam excelentes artesãos, empreendedores, profissionais liberais", ressalta.
*Serviço:*
Exposição Fios da Memória: Moda e Estampas do Sertão.
Local: Cais do Sertão até 29 de novembro.
Horário: terça a domingo, a partir das 14h
Visitação gratuita.