Prefeitura do Recife requalifica Escola Profissionalizante Vila dos Milagres
A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (25), a revitalização da Escola Profissionalizante Vila dos Milagres, localizada no Ibura. A unidade, que faz parte da Rede de Qualificação Profissional do Recife, foi totalmente reformada para proporcionar conforto e dignidade tanto para os alunos quanto para os funcionários. A unidade funciona nos três turnos e recebe mais de 250 alunos de várias idades, a partir dos 14 anos. Atualmente, são 15 cursos de qualificação profissional ofertados, totalmente gratuitos.
“Vendo as imagens de antes e depois, percebe-se como era uma estrutura simples, que agora está muito melhor preparada para receber a população”, disse o prefeito João Campos durante a inauguração do espaço. “A gente atende aqui mais de 250 alunos. A escola faz parte de uma rede de 17 unidades, onde oito já foram requalificadas pela nossa gestão. Vamos seguir fazendo melhorias para formar as pessoas do Recife e dar oportunidades”, garantiu o gestor.
A reforma resultou na substituição das instalações elétrica e hidráulica, novas salas de aula, sala de multiuso, novo salão de beleza, sala de corte e costura, cozinha totalmente reformada para as aulas de gastronomia, novo refeitório, sala administrativa e banheiros, além de aplicação de revestimento cerâmico, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores e reforma da fachada e dos corredores. A revitalização recebeu investimentos de R$ 186.247,92.
“Além da expansão da escola, nós mudamos tudo: os telhados, as divisórias, construímos, de fato, todas as salas”, disse a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves. Para a secretária, a decisão da gestão João Campos em investir na melhoria das escolas profissionalizantes revela o compromisso político com as melhores condições para o ensino e a aprendizagem, em ambientes propícios para o desenvolvimento integral dos alunos.
Instrutor de cabeleireiro da Rede de Qualificação, Ivison José Gomes, 36 anos, contou emocionado que, após a revitalização, a escola, para os instrutores e seus alunos, é como um castelo. “Quando disseram que a escola estava pronta, eu cheguei aqui já chorando. Até hoje, falar da Escola Vila dos Milagres me dá essa emoção, porque não só foi uma estrutura que mudou, mas também a qualidade de vida dos alunos. A transformação da escola não só transformou a escola, mas também a estrutura da comunidade, que está mais presente nas nossas vidas”, falou.
A Escola Profissionalizante Vila dos Milagres oferece cursos de Confeitaria Básica e Avançada, Corte, Costura e Modelagem, Energia Fotovoltaica, Escovista e Corte Modernizado, Terapia Capilar, Auxiliar Administrativo, Artesanato, Decoração, Marketing Digital, entre outros.
Qualifica Recife - Além de formar mais de 28 mil pessoas em cursos profissionalizantes nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife está cuidando da estrutura física das escolas profissionais, proporcionando novos cursos em áreas com demanda de mercado, além de ampliar a capacidade de vagas na rede.
Das 17 Escolas Profissionalizantes distribuídas nas seis RPAs da cidade, oito foram requalificadas. Essas escolas ganharam novas salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, cozinhas adaptadas para as aulas de gastronomia, salão de beleza e estética, além de troca de teto, novos banheiros e refeitórios, reforma da fachada, substituição das redes elétrica e hidráulica e novos mobiliários e equipamentos.
Além da unidade da Vila dos Milagres, as escolas que passaram por requalificação foram: Bongi, nos Torrões; São José, em Santo Amaro; Areias, em Areias; Bezerra Baltar, no Engenho do Meio; Virgem Poderosa, no Parnamirim; Moacir de Melo Rego, no Vasco da Gama; e Dom Bosco, em Casa Amarela.