13ª Mostra de Circo do Recife celebra Dia do Palhaço
Depois de encher o fim de semana de risos, cambalhotas e piruetas, a 13ª Mostra de Circo chega à sua reta final nos próximos dias. Até quinta-feira (12), mais de 20 atrações se apresentarão por toda a cidade, numa programação gratuita e indicada a todos os respeitáveis públicos da capital, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
A programação, que homenageia o Palhaço Pinóquio e tem como tema “A Arte do Palhaço”, celebra, na noite de hoje (10), o Dia do Palhaço, rendendo as mais comovidas reverências ao personagem que transforma alegria e resiliência num dos mais celebrados e representados arquétipos da história da humanidade.
As atividades começaram cedo, com quatro atrações programadas para quatro diferentes e insuspeitos picadeiros ao longo de todo o dia: o Hospital Pediátrico Helena Moura e os Compaz Miguel Arraes, Paulo Freire e Ariano Suassuna. À noite, das 19h às 21h, no Teatro Hermilo Borba Filho, a 13ª Mostra de Circo do Recife abrirá seu picadeiro para uma maratona circense caprichada, cheia de piruetas e graça, organizada pelos representantes da linguagem do circo no Conselho Municipal de Política Cultural.
Foram selecionados 10 artistas e trupes de narizes vermelhos da cidade, que apresentarão pequenos números, mas com promessa de despertar grandes emoções no público: Palhaço Pinóquio - "Telepatia Sem Ver" (10 min); "Dona Pequena e os (En)Rolamentos" (10 min); Palhaço Cascatinha - "Sleeping"; Palhaço Geleia - "O Jogo de Tênis" (10 min); "Maroca Dança" (8 min); Palhaça Carambola - "Fantasia amorosa" (8min); A Trupe do Palhaço Birrinho - "O Caveirão"; "O Sortêi" - Putú e Tchu (12 min); Palhaço Gambiarra - "Por Amor e por Ofício". Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, a partir das 18h.
Amanhã (11), a Mostra de Circo levará as alegrias de seu picadeiro para a Escola Municipal Casarão do Barbalho e para os Compaz Ariano Suassuna e Governador Eduardo Campos pela manhã e à tarde. À noite, das 19h às 21h, volta ao Hermilo com mais seis números de palhaçaria, equilíbrio e mágica.
Na quinta (12), além dos Compaz Leda Alves e Governador Eduardo Campos, a Mostra alcançará seu derradeiro picadeiro: a Praça da Várzea, que os circenses locais escolheram como palco orgânico, apresentando-se uma quinta-feira por mês, para encher o bairro de truque, magia, palhaçaria e sorriso, em sete números.
Sempre apostando em novas estratégias para alcançar e formar públicos para a arte de resistência do circo, a Secretaria de Cultura do Recife caprichou no elenco da Mostra deste ano, aumentando a quantidade e também a diversidade de atrações.
Além de contemplar as tradicionais trupes e famílias circenses do estado, como Circus, Alves, Kowalski, Mônaco e Nawellington, em circulação há anos com muitas gerações de talentos, o evento contemplou também a renovação do circo pernambucano, subindo lonas e abrindo cortinas para novas gerações e propostas artísticas que estão chegando aos picadeiros da cidade.
Sobre o homenageado - Josué Pereira, hoje conhecido como palhaço Pinóquio, entrou na vida circense em 1971, tendo atuado em todo tipo e tamanho de trupe, debaixo de grandes e pequenas lonas e diante de vários perfis de público, nas mais diversas cidades e localidades. Ex-cortador de cana, não teve dificuldade para se adaptar à lida pesada do circo, desenvolvendo as mais diversas habilidades, do malabarismo à palhaçaria, do trapézio à magia, da perna de pau à ventriloquia.
13ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE
De 6 a 12 de dezembro
TERÇA-FEIRA (10)
Compaz Ariano Suassuna (Abdias de Carvalho)
15h - Espetáculo “Dunga in Concert”, com Davison Wescley
Teatro Hermilo Borba Filho
19h às 21h - Dia do Palhaço
QUARTA-FEIRA (11)
Escola Municipal Casarão do Barbalho (Iputinga)
10h- Espetáculo “Desentupirada”, de Natalia Lua
Compaz Ariano Suassuna (Abdias de Carvalho)
15h - Espetáculo “Um Show de Riso e Alegria”, do Circo Nawellington
Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha)
15h - Espetáculo “A Menina dos meus Olhos”, do Circo Kowalski
Teatro Hermilo Borba Filho
19h às 21h - Números: “Palhaço Pinóquio”, do Circo KKK; “Three Time”, de João Fernando; “A Mágica Perfeita”, de Mickael Marvey; “Pluma”, de Thalita Amanda; “Sobre uma Roda”, de Petit Lutin; “Palhaço Paçoquinha”, de Lindinaldo Silva. Com apresentação de Palhaço Wago e Palhaça Baju
QUINTA-FEIRA (12)
Compaz Leda Alves (Pina)
10h - Espetáculo “Canções, Cancionetas e Caçarolas”, da Cia 2 Em Cena
Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha)
15h - Espetáculo “Sonho e Fantasia”, do Circo Itinerante Mônaco
Praça da Várzea
Das 18h às 21h - Números: “Dolores”, de Erica Rodrigues; “Circo KKK”, do Palhaço Pinóquio; “Coelho na Cartola”, de Eriksson Correia; “Nego Gato”, de João Victor; “O Vidente”, de Lucas Dantas; “Jogando as Contas”, de Edu Manalarquista; e Mágico Ryan Rodrigues. Com apresentação da Palhaça Dolores