NOTÍCIAS

Administração | 11.04.25 - 12h51

Missa de Páscoa emociona servidores

img_alt

Celebrada todos os anos, a missa já é tradicional entre os servidores do município. Evento, que ocorreu na última quinta-feira (10), faz parte do calendário do Programa Servidor de Valor, da Secretaria de Administração do Recife. (Foto: Henrique Soares/PCR)

 

Na manhã da última quinta-feira (10), os servidores da Prefeitura do Recife se reuniram na praça de alimentação do edifício-sede para participar de uma vivência de muita emoção: a tradicional missa de Páscoa. Celebrada pelo padre Damião Silva, da paróquia de São Frei Pedro Gonçalves - cuja sede fica na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, a homilia trouxe uma mensagem de humildade, renovação, acolhimento e perdão, lembrando aos fieis o verdadeiro significado da Semana Santa. O evento faz parte do calendário do Programa Servidor de Valor, da Secretaria de Administração do Recife (SAD), que visa a valorização do servidor municipal por meio de diversas atividades em seu cotidiano de trabalho. 

“O grande convite que a igreja faz é que nós acolhamos Jesus nas nossas casas, nas nossas famílias, na nossa cidade. Então, a gente está aqui para renovar a memória da aliança que Deus fez com Jesus, o ciclo do homem Deus que nasce, do homem Deus que cumpre a sua missão aqui na Terra, mas do homem Deus que é incompreendido, que é posto à morte. Então estamos para contemplar aqui um grande ato de amor. Deus amou tanto o mundo que deu o seu único filho”, discursou o Padre Damião Silva.

Para a servidora Tainan Dias, de 27 anos, a realização da missa é importante para lembrar que a Semana Santa não é somente um feriado. “Muita gente não tem como ir para a igreja, a depender do horário, e sendo a missa celebrada aqui na Prefeitura, querendo ou não, traz aquela aproximação, que facilita a presença de Deus, de Jesus Cristo. Sem falar que a celebração do Padre Damião é muito bonita, é satisfatória. Como ele mesmo disse, a gente se sente elevado, perto de Deus”, salientou.

Já o servidor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Aluísio Teti, de 30 anos, destacou que a missa reforçou o sentimento de comunhão junto com outros servidores. “ Acho que a gente sente uma presença de Deus, um sentimento de amor em comunhão com todos aqui junto, e isso é muito bom, a gente tem uma sensação ainda melhor do momento do trabalho, quando a gente está aqui presente em momentos assim”, disse.

Trabalhando na Prefeitura há 41 anos, a servidora Teresa Pastich, de 76, não perde nenhuma edição da missa de Páscoa da Prefeitura. “Teve missa, estou aqui. A gente precisa de paz, de união, de amizade, nada de ódio, tem que afastar essas coisas, e numa missa dessa, você traz essa força, essa energia positiva, boa, para os colegas, para a gente também”, refletiu.

PÁSCOA - De origem judaica, a Páscoa é uma das principais tradições do cristianismo, que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Mas a data surgiu a partir de uma celebração que acontece entre os judeus, chamada Pessach (passagem, em hebraico). Ela relembra a libertação do povo Hebreu da escravidão no Egito, por volta de 1.300 a.C., e é celebrada de acordo com o calendário judeu.