NOTÍCIAS

Cultura | 18.05.15 - 10h12

Teatro de Santa Isabel promove visita guiada com Apresentação Cultural

img_alt

Iniciativo integra a programação de aniversário de 165 anos do teatro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Quem for visitar as dependências do Teatro de Santa Isabel, no Recife, na próxima terça-feira (19) vai ter uma surpresa. É que além de conhecer em detalhes um dos 14 teatros monumento do Brasil, ainda será possível assistir à encenação da peça “O Mar de Fiote”, com direção de Luis Reis. A visita é feita no período da tarde, a partir das 14h, mediante agendamento pelo e-mail: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

As visitas são um projeto permanente do Educativo do Santa Isabel e que acontecem às terças-feiras (aqui sempre com agendamento prévio) e aos domingos (sem necessidade de agendamento prévio), no período da tarde. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer o teatro nos mínimos detalhes, visitando as dependências e conhecendo a história do prédio, graças ao acompanhamento de um guia.

Nesta terça-feira (19), especialmente devido ao aniversário do equipamento, os visitantes ganharam um atrativo a mais que é o espetáculo O Mar de Fiote, baseado no livro da escritora mineira Mariângela Haddad. Durante 40 minutos, o público vai conhecer a história de uma Garoto do interior que vê o mar pela primeira vez depois de invadir acidentalmente a casa do vizinho, onde vive o terrível Cachorrosauro.

Histórico: Homenageando a Princesa Isabel, o teatro foi inaugurado em 18 de maio de 1850 com o drama O Pajem D’Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século. A idéia de construir um Teatro público no Recife, capital da província, partiu de Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista, presidente da província de 1837 a 1844. Seu realizador foi o engenheiro francês Louis Léger Vauthier e este teatro representou a obra de maior vulto dentro do projeto de modernização idealizado por Rego Barros para Pernambuco. O Santa Isabel é considerado por muitos como o mais belo edifício teatral do império. Um dos poucos exemplares do genuíno neoclassicismo erguidos no Brasil na primeira metade do século XIX.

Serviço:
Visita guiada ao Teatro de Santa Isabel, com apresentação do espetáculo O Mar de Fiote. Direção de Luís Reis
Quando: terça-feira, 19 de maio
Hora: a partir das 14h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio, Recife
Obs: Necessário pré agendamento para participar da visita. Inscrições pelo e-mail:teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com
Informações: 3355.3322/3323