Projeto Ninar nos Terreiros chega a sua décima edição na Semana do Bebê 2025
O Projeto Ninar nos Terreiros, iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) que tem por objetivo reconhecer os terreiros como espaços de promoção da saúde e resgatar histórias africanas e afro-brasileiras para crianças, suas famílias e redes de afeto, completa dez anos de atuação, integrando a Semana do Bebê, parceria entre a Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A programação, que vai de hoje (18/8) até sexta (22/08), em quatro terreiros da capital pernambucana, traz contação de histórias africanas, atualização de cadernetas infantis e imunização de gestantes e adultos, atividades lúdicas com fantoches, abordando o racismo, oficinas de bonecas Abayomis e de educação em saúde.
Usando locais onde ocorrem celebrações religiosas e populares típicas de religiões de matriz africana para ofertar serviços da Atenção Básica, ao mesmo tempo em promove o contato de crianças negras com a cultura e religiões afro-brasileiras, o Ninar nos Terreiros já se consolidou como uma importante estratégia de enfrentamento ao racismo no município. “A construção da identidade da criança é algo que vai passar pelos referenciais que forem a ela apresentados. Por meio de um trabalho pertinente, consciente e engajado, é possível desconstruir imagens estigmatizadas da população negra e de suas manifestações culturais e religiosas", explica a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife, Rose Santos.
“Enfrentar o racismo é promover saúde. Por isso, o trabalho realizado pelo Ninar nos Terreiros já foi reconhecido internacionalmente pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) como estratégia de promoção da saúde integral da população negra e enfrentamento do racismo institucional no SUS, e é essencial para promover a equidade, ou seja, o atendimento a cada paciente de acordo com suas necessidades, na saúde”, afirma Rose Santos. Este ano, as ações acontecerão nos terreiros Palácio das Águas, em Afogados (18/8); Axaguia Oxum Ipondá, no Córrego do Jenipapo (19/8); Cabocla Taguaraci, na Bomba do Hemetério (22/8), e Ile Axé Oba Xango, no Alto Santa Isabel (22/8).
Confira a programação completa do Ninar nos Terreiros:
- 18/8: Às 14h, no Terreiro Palácio das Águas (Rua Benjamim Torreão, 19- Afogados)
- 19/8: Às 14h, no Terreiro Roça Axaguia Oxum Ipondá (Rua Três Morros, 35B - Córrego do Jenipapo)
- 22/8: Às 9h, no Terreiro Cabocla Taguaraci (Rua Áurea, 565 – Bomba do Hemetério)
- 22/8: Às 14h, no Terreiro Ile Axé Oba Xango (Rua Santa Isabel, 724 – Alto Santa Isabel)