Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.09.25 - 11h55

Recife reforça estratégia PrEPara a Prevenção! no Mês das Paradas da Diversidade

img_alt

Pela primeira vez, ocorrerão seis ações no mesmo mês; desta vez, também haverá vacinação contra HPV e hepatites A e B, além das testagens, distribuição de insumos de prevenção e PrEP. (Foto: Divulgação)
 
Setembro é o Mês das Paradas da Diversidade em Pernambuco e, para marcar a importância da data, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) amplia a estratégia PrEPara a Prevenção!, tanto com o aumento de cerca de 50% no número de ações quanto no incremento da oferta de serviços. Desta forma, além do acesso à profilaxia PrEP, testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), insumos de prevenção e aconselhamento, também haverá vacinas contra HPV e hepatites A e B, em seis locais, sempre aos sábados e por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

A iniciativa estará disponível no SAE Lessa de Andrade (Madalena), na Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama), na USF Rio Pajeú (Ibura), no SAE Gouveia de Barros (funcionamento temporariamente na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro), na USF Clube dos Delegados (Dois Unidos) e na USF+ Dr. Guilherme Robalinho (Pina). “O nosso objetivo é aumentar o acesso da população à prevenção combinada, com múltiplas estratégias para prevenir HIV, ISTs e hepatites virais, levando em consideração as necessidades e contextos de cada indivíduo”, afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro.

É importante que todas as pessoas sexualmente ativas procurem manter uma rotina regular de testagens, bem como o uso de preservativos, mesmo quem já utiliza a PrEP. “Vale salientar que as camisinhas continuam sendo uma das maneiras mais eficazes de evitar o HIV e outras ISTs, interrompendo o ciclo de transmissão e reforçando o cuidado. A vacinação contra HPV e hepatites A e B também é fundamental. E a PrEPara a Prevenção! é uma oportunidade de acessar diversos serviços em pontos descentralizados e além dos dais úteis, de forma gratuita”, reforça Airles Ribeiro. Para participar, basta ser residente do Recife, maior de 14 anos para a testagem ou 16 anos para o uso da PrEP.

PrPEPara a Prevenção! é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demande a profilaxia PrEP - método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais, durante um determinado período anterior à relação sexual, reduzindo o risco de se infectar. A iniciativa também permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, uma vez que oferece preservativos internos e externos e gel íntimo lubrificante e testagem rápida com resultado em até 20 minutos. Em caso positivo, o usuário é acolhido no próprio SAE ou encaminhado a um serviço de referência para o tratamento adequado.

Durante a semana - De segunda a sexta-feira, o PrEP também está disponível no SAE da Policlínica Lessa de Andrade e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, das 8h às 16h. O acolhimento e o atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais.

Confira o cronograma de setembro:

06/09 – SAE Lessa de Andrade (8h às 17h)
Endereço: Estrada dos Remédios, 2416 – Madalena

13/09 – Policlínica Clementino Fraga (8h às 17h)
Endereço: Rua Japaratuba, 260 – Vasco da Gama

13/09 - USF Rio Pajeú (8h às 15h)
Endereço: Rua Engenho Bulhões, 108 - Ibura

20/09 – SAE Gouveia de Barros / Policlínica Waldemar de Oliveira (8h às 16h)
Endereço: Rua do Pombal, 115 – Santo Amaro

20/09 - USF Clube dos Delegados (8h às 15h)
Endereço: Rua João Cavalcanti Petribu, s/n - Dois Unidos

27/09 – USF+ Dr. Guilherme Robalinho (8h às 17h)
Endereço: Rua do Patrocínio, 264 – Pina
 
ASSUNTOS: