Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 01.10.25 - 10h33

Prefeitura do Recife celebra Outubro Rosa ampliando a faixa etária para mamografias

img_alt

A partir deste mês, o público-alvo prioritário passa de mulheres e homens trans com idade entre 50 a 69 anos para até 74 anos, sem necessidade de agendamento. Iniciativa visa ao aumento da detecção precoce do câncer de mama. (Foto: Hugo Aquino/Sesau)

 

A Prefeitura do Recife (PCR) celebra o Outubro Rosa ampliando a faixa etária para os exames de mamografia ofertados na rede municipal de saúde. A partir desta quarta-feira (1°/10), o público-alvo, antes formado por mulheres e homens trans entre 50 e 69 anos, passa a ser de até 74 anos, inclusive sem necessidade de agendamento. Para estrear a novidade, que visa a aumentar a detecção precoce do câncer de mama, serão disponibilizadas ao longo deste mês, 3.200 vagas no Mamógrafo Móvel. A abertura oficial do Outubro Rosa no Recife acontece nesta quarta, no Edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo, com mamografia, testagens rápidas para ISTs, exames citológicos, auriculoterapia, vacinação e aferição de pressão arterial.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres e homens trans com mama no Brasil. A prevenção e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade desta doença. “Por isso, é fundamental conhecer o próprio corpo e adotar hábitos saudáveis de vida. Mas, tão importante quanto isso, é que as mulheres e homens trans façam o rastreamento mamográfico a cada dois anos, peguem o resultado e levem ao profissional de saúde que lhe assiste. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes dos sintomas e o profissional de saúde terá condições de dar o encaminhamento necessário, em tempo hábil”, afirma a coordenadora de Saúde da Mulher do Recife, Daianny de Paula Santos.

Para participar do Mamógrafo Móvel, basta se dirigir a um dos locais (confira a lista completa aqui:  https://bit.ly/mamografo_outubro_2025), com documento com foto e comprovante de residência do Recife. O resultado ficará disponível em até 30 dias, onde o exame foi realizado ou na unidade de saúde mais próxima. Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas por caminhão, sendo 40 pela manhã (8h às 12h) e 40 pela tarde (13h às 17h).

Ainda dentro da programação do Outubro Rosa, no dia 9/10, haverá a mesa-redonda “Prevenir é cuidar de si”, no Auditório Capiba, no 15° andar da PCR, voltado aos servidores. Durante o evento, haverá abordagens sobre prevenção ao câncer de mama, acesso ao diagnóstico precoce, autocuidado e o papel de cada pessoa no cuidado com sua saúde. E ao longo do mês, todas as unidades da rede municipal de saúde estarão realizando ações em suas rotinas, tanto sobre o câncer de mama quanto sobre a saúde integral da mulher (confira a programação aqui https://bit.ly/programacao_outubro_rosa_2025), destinadas a todos os usuários.

A PARTIR DOS 40 - A partir de agora, mulheres e homens trans com idade entre 40 e 49 anos e acima de 74 anos, sem sinais ou sintomas suspeitos, poderão realizar a mamografia de rastreamento por demanda, contanto que sejam orientadas, por profissionais de saúde, sobre os possíveis riscos e benefícios dessa prática, conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde. Nestes casos, precisarão ser encaminhadas(os) por um profissional da Atenção Básica, que solicitará o agendamento do exame via Central de Regulação.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO - É importante ter atenção a qualquer mudança nas mamas, como um caroço firme e geralmente sem dor, vermelhidão na pele, textura semelhante à casca de laranja, alterações no mamilo, secreção de líquido fora da gravidez ou amamentação e inchaço nos linfonodos do pescoço e/ou axilas. Identificar essas alterações cedo pode ser decisivo para o sucesso do tratamento. Outra forma de ajudar a evitar a doença é manter hábitos saudáveis, como uma alimentação mais balanceada e praticar exercícios físicos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

--