Prefeitura do Recife apresenta requalificação da Orla a representantes do setor turístico
Intervenção de R$ 125 milhões está modernizando 8 km da Avenida Boa Viagem e vai fortalecer o turismo na cidade
A Prefeitura do Recife, através das secretarias de Projetos Especiais e de Turismo e Lazer, apresentou, na última terça-feira (7), detalhes da obra da Orla do Recife a representantes do setor turístico da cidade, reforçando o diálogo com o trade hoteleiro e o impacto positivo das intervenções para o turismo local. A Orla do Recife, um dos cartões-postais mais conhecidos e visitados da capital, está passando pela maior requalificação das últimas décadas. Com investimento de R$ 125,6 milhões, a gestão municipal está modernizando toda a faixa litorânea em um projeto que vai transformar a infraestrutura, o lazer e a mobilidade de um dos principais eixos turísticos da cidade.
Coordenada pela Secretaria de Projetos Especiais, a 4ª etapa do projeto Orla Parque está implantando uma nova infraestrutura urbana ao longo de oito quilômetros de faixa litorânea, com redes de elétrica, dados, gás, drenagem, abastecimento de água e coleta de esgoto, além da ampliação dos passeios, requalificação da ciclovia e substituição do piso por placa cimentícia maciça. Também estão previstas melhorias como a instalação de 510 postes de iluminação em LED, um aumento de quase 400% em relação aos 130 atualmente existentes, e reforços em acessibilidade e mobiliário urbano. O contrato inclui ainda a requalificação das centralidades Esportes, com 13 quadras para diversas modalidades, e Praia Sem Barreiras, que contará com banheiro e área de apoio permanente para banho assistido.
A secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, destaca que a intervenção tem um caráter estrutural, muito além da renovação estética. “Essa é uma obra de grande porte, que vai muito além da troca de piso. Estamos implantando seis novas redes de infraestrutura essenciais para garantir a base adequada da orla: esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem urbana, dados, energia elétrica e gás. É um trabalho de alta complexidade. Em alguns trechos, por exemplo, foi preciso escavar até quatro metros e meio de profundidade para instalar a rede de esgoto”, explicou.
O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus, ressaltou o impacto positivo que a reestruturação urbanística da orla terá para o Turismo da capital. “A nova orla vai colocar o Recife entre as orlas mais bonitas do País e será uma importante ferramenta de fomento para o Recife como destino turístico”, destacou. O gestor municipal explicou ainda que o convite feito ao trade turístico para acompanhar de perto a obra permite que empresários e representantes visualizem in loco as melhorias que estão sendo implantadas. “O objetivo é aproximar ainda mais o setor das ações da Prefeitura, mostrando o cuidado com o turismo e a importância da requalificação urbana para a experiência de quem visita e vive o Recife”, completou.
OBRAS POR ETAPAS E DIÁLOGO PERMANENTE - As obras estão sendo realizadas por etapas para minimizar impactos e garantir o avanço seguro dos serviços. O primeiro trecho, correspondente a 2,8 km, será entregue em dezembro. Até abril do ano que vem, mais 2 km serão finalizados, e o último trecho, de 3 km, será concluído até o segundo semestre de 2026. Ao todo, cerca de 200 profissionais estão mobilizados na execução, fiscalização, gerenciamento e acompanhamento social da obra.
O trabalho de escuta com a população e com setores estratégicos tem acompanhado todas as etapas do projeto. Desde o início, a equipe social da Secretaria de Projetos Especiais promove reuniões com moradores e comerciantes locais, além de manter um canal aberto com representantes do setor hoteleiro para garantir que as intervenções reflitam as demandas da cidade e fortaleçam o turismo recifense.
“Muito boa essa iniciativa das secretarias de Projetos Especiais e de Turismo e Lazer de trazer os que fazem o turismo no Recife para a orla de Boa Viagem para entender a grandiosidade da obra que está sendo feita. Estamos com uma expectativa muito positiva de que teremos uma orla que fará diferença na nossa cidade”, afirmou Tony Sousa, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE).
Para o gerente geral do Novotel Marina, Luiz Gustavo Alves, o convite da Prefeitura foi importante. “Temos acompanhado o trabalho da Prefeitura e vemos o empenho que se tem de requalificar toda a estrutura da cidade. Isso é importante como atrativo turístico para a cidade e também para a comunidade. É muito bom estar perto, ver e entender o que estão fazendo e poder fortalecer esses projetos para quem vem de fora”, ressaltou.
PROJETO ORLA PARQUE – As obras fazem parte de um conjunto de requalificações iniciadas em 2023. A primeira etapa foi concluída em março daquele ano, com a entrega dos 60 quiosques da orla totalmente reformados. A segunda etapa, finalizada em 2024, entregou a reforma dos dez sanitários já existentes e a construção de outros 11, dobrando a quantidade de equipamentos disponíveis. Nessa fase, também foi executada a infraestrutura do Parque de Esculturas Francisco Brennand. A terceira etapa, também concluída, contemplou a requalificação da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, os quiosques da Avenida Brasília Formosa e a construção da centralidade Porto Terra Nova, em Brasília Teimosa.