Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 10.10.25 - 08h17

Prefeitura do Recife recebe missão oficial de Guangzou


Cidades irmãs há quase duas décadas, municípios dão mais um passo para troca de experiências de gestão, além de cooperação no segmento econômico

 

Geminadas desde 2007, Recife e a cidade chinesa de Guangzhou estreitam ainda mais a relação na próxima semana, quando, nos dias 13 e 14, a gestão municipal recebe uma comitiva de seis membros do Congresso Popular Municipal de Guangzou dos segmentos de economia, administração e desenvolvimento social, entre outras áreas. A recepção será realizada pela Secretaria de Relações Institucionais, interlocutora do poder municipal junto ao hub de mais de 40 representações diplomáticas existentes na cidade, a maior do Nordeste.

 

Na agenda, os visitantes irão percorrer entidades para ampliar o leque de cooperações, além de abrir novas oportunidades em setores estratégicos como cultura, turismo, agricultura urbana, esportes e comércio. Entre as atividades, visita ao Porto Digital, ao Paço do Frevo, ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães e à Câmara Municipal do Recife. Participam das agendas as secretarias de Cultura; de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia; de Esportes; de Desenvolvimento Econômico; e de Turismo e Lazer, além do Gabinete do Centro do Recife (Recentro).

 

Para o secretário de Relações Institucionais, Raul Henry, o estreitamento de relações com outras nações são salutares para a troca de tecnologias e de fortalecimento de oportunidades de forma bilateral. “Recife e Guangzhou possuem diversas similaridades. Assim como Recife é um importante polo histórico e de logística, a cidade chinesa figura entre os principais portos e comércios da China, com compromisso de modernização urbana, avanço tecnológico e valorização de identidades culturais”, pontua.

 

Ao longo de quase duas décadas, missões da cidade chinesa já desembarcaram no Recife para conhecer políticas habitacionais, parcerias na área de tecnologia, Internet 5g, energia verde e infraestruturas urbanas. No período da covid-19, Guangzhou promoveu a doação de 100 mil máscaras hospitalares para o combate à doença, além de ter realizado a doação de produtos para as famílias atingidas pelas chuvas de 2022.