Recife, Capital da Inclusão: ações da Prefeitura do Recife garantem acessibilidade no Rec’n’Play
Para promover inclusão social e acessibilidade durante o Rec’n’Play, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, preparou uma estrutura especial para os shows do palco Recife Cidade da Música. Além de uma área acessível para as pessoas com deficiência, em frente ao palco; também haverá dois intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), dois audiodescritores e cinco agentes de direitos humanos atuando no local, das 19h às 0h.
As vagas serão preenchidas por demanda espontânea respeitando a capacidade do serviço no momento. Para o acesso, é necessário apresentar documentação comprobatória da deficiência.
"Promover a democratização da arte e a inclusão plena é o nosso foco principal. Com a LIBRAS, garantimos que o público surdo compreenda integralmente as letras e interações, tornando o show totalmente participativo. A Audiodescrição, por sua vez, transforma os elementos visuais do palco em uma imersão auditiva detalhada para pessoas com deficiência visual. Assim, o entretenimento se consolida como um direito acessível a todos", explicou o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho.
DENÚNCIAS - Durante os shows, outros 15 agentes de direitos humanos vão circular pelo Bairro do Recife apresentando as plataformas de denúncias geridas pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude. A pasta disponibiliza a plataforma Recife Sem Racismo que pode ser acessada pelo aplicativo ou site Conecta Recife, ou através do https://semracismo.recife.pe.gov.br/denrs/. Trata-se de um canal seguro e acessível para que vítimas ou testemunhas de atos racistas possam registrar ocorrências, garantindo que os casos sejam devidamente apurados. A ideia é contribuir com a promoção da igualdade racial na cidade e conscientizar a população sobre o preconceito racial.
A população do Recife também conta com a plataforma “Recife Sem Preconceito e Discriminação”, disponível no aplicativo ou site do Conecta Recife, além do endereço recifesempreconceito.recife.pe.gov.br. O canal recebe registros de casos com base nas leis municipais que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero.