Nova USF+ Jane Magalhães amplia atendimento na UR-02 após requalificação

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), entregou, nesta quinta-feira (30), mais um serviço do SUS com nova estrutura e maior oferta de atendimento à população. A Unidade de Saúde da Família (USF) Jane Magalhães, localizada na UR-02 do Ibura (Avenida Santa Fé, 240, Cohab), passou por uma ampla requalificação e agora é uma USF Mais — modelo que amplia o horário de funcionamento, de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço (antes, das 8h às 17h), além de ganhar uma segunda equipe de saúde bucal. A obra recebeu investimento de R$ 750 mil, com recursos do Tesouro Municipal. “É muito importante seguirmos esse plano de investimento que tem foco no atendimento ao usuário, com uma unidade inteiramente nova, que possui prontuário eletrônico, informações digitalizadas, um gerente responsável, farmácia da família… tudo isso melhora a qualidade do serviço. Já são 69 unidades que seguem esse modelo no Recife, integrando um trabalho estrutural que leva tempo para consolidar, mas cujo principal foco é colocar o interesse do cidadão na frente. Quando a qualidade do serviço é prioridade, as coisas acontecem e melhoramos toda a rede”, afirmou o prefeito João Campos.
A reestruturação trouxe melhorias significativas em infraestrutura, conforto e acessibilidade, além da ampliação da equipe de Saúde Bucal, que passa de uma para duas, equiparando o número de equipes odontológicas às de Saúde da Família. “Se há dois anos a cidade tinha uma cobertura de 59% da Estratégia de Saúde da Família, hoje já alcançamos 80%, com a meta de chegarmos a 100%. Isso significa acesso regular a consultas, pré-natal, assistência farmacêutica, vacinação, visita do agente comunitário de saúde, entre outros. É o fortalecimento do vínculo entre o SUS e o cidadão, impactando na prevenção de doenças, na promoção da saúde e no bem-estar”, explicou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque. Ela destacou ainda o avanço na área de Saúde Bucal, cuja cobertura passou de 33% para 67% em dois anos.
Com a requalificação, a USF+ Jane Magalhães passa a atender 6.100 usuários em um espaço mais moderno, climatizado e totalmente acessível. A unidade oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de vacinação, curativos, coleta de exames, visitas domiciliares, atividades em grupo, planejamento familiar, educação em saúde e farmácia.
Moradora do Ibura há aproximadamente cinco décadas, Edileuza Consuelo de Araújo, de 62 anos, comemorou a entrega da nova estrutura. “A condição física anterior era muito carente. Precisava de uma reforma para melhorar o conforto dos funcionários e dos usuários. Estou vindo pela primeira vez após a reforma e já achei maravilhoso. Agora acredito que as condições de atendimento e de trabalho ficaram ideais”, contou.
O prédio ganhou novas salas de acolhimento e gerência, além de reforma completa nos consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos. Também houve melhorias na farmácia, sala de vacinas, sala de procedimentos, reunião, regulação, agentes comunitários e recepção. As obras incluíram substituição de pisos, revestimentos, esquadrias e cobertura, implantação de novas redes elétrica e hidrossanitária e readequação dos fluxos internos, garantindo mais conforto e eficiência no atendimento. Todo o mobiliário foi renovado, e o ambiente agora é integralmente climatizado. Desde 2021, 150 unidades da rede municipal foram requalificadas.