Plantão de dengue no final de semana inspeciona mais de 4.000 imóveis no Recife
Nesta segunda-feira (25) a ação no Distrito Sanitário V contou com a parceria da Emlurb
No último final de semana, dias 23 e 24, as equipes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) fizeram mais um plantão de dengue
, visitando 14 bairros do Recife para orientar a população sobre o risco da doença, conscientizando sobre a responsabilidade de cada um. Foram visitados 4.330 imóveis e 706 focos foram destruídos.
Entre os profissionais envolvidos na ação, destacam-se veterinários, biólogos e agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asace) do CVA. Segundo Jurandir Almeida, a educação ambiental é importante para controlar a proliferação do mosquito. “Dentre as ações realizadas para o controle do Aedes aegypti, destacam-se a eliminação dos focos com larvas e bloqueio químico em áreas com alta infestação do mosquito, além de ações educativas com a população”.
Entendendo o lixo como um fator de risco importante para formar criadouros do mosquito, a equipe de vigilância ambiental do Distrito Sanitário V promoveu, nesta segunda-feira (25) uma parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Os profissionais da Emlurb foram às casas dos moradores em Jardim São Paulo, junto com a equipe de vigilância ambiental, para alertar a população sobre os riscos que o lixo pode causar, camuflando os focos de dengue. O bairro foi um dos mais atingidos pela doença na região do Distrito Sanitário V.
Segundo Cybelle Santos, chefe de divisão da Vigilância em Saúde do Distrito, a ação foi importante como mais uma maneira de conscientizar a população. “Os profissionais da Emlurb foram conosco nas casas e conversaram com os moradores sobre a importância de descartar o lixo da maneira correta, para não facilitar a proliferação dos criadouros de focos de dengue”.