NOTÍCIAS

Administração | 26.05.15 - 16h05

Servidores participam da 1º turma do Programa de Preparação para Aposentadoria

img_alt

Após o encontro inicial, os participantes terão mais cinco reuniões sobre diferentes assuntos. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)

 

Cuidado e valorização dos servidores. Estes são os dois princípios que norteiam o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que teve sua primeira turma iniciada na manhã desta segunda-feira (25). As 25 pessoas inscritas, participaram do primeiro encontro com a consultora e gerontóloga, Conceição Batista e a psicóloga e especialista em medicina chinesa, Lucia Helena Silveira. A partir deste, mais cinco serão realizados com facilitadores especializados, para instrução e auxílio ao processo de aposentadoria.
O servidor Fernando Paulo, 62 anos, da gerência geral de licitações, participou ativamente da capacitação e aprovou a iniciativa. Ele pretende se aposentar em breve, pois já possui tempo de serviço e idade suficientes. "O Programa vai nos preparar psicologicamente para a aposentadoria. Já aprendi que não vou ficar inativo, mas vou vivenciar uma nova fase. Nos próximos encontros quero tirar dúvidas sobre a legislação previdenciária", contou.

Para Conceição Batista, este é um momento importante na Prefeitura do Recife, pois o programa representa o cuidado da instituição com seus funcionários. "A aposentadoria é um momento delicado, por isso este novo olhar da PCR é de muito valor. O PPA permite que as pessoas vejam que a aposentadoria não é o fim. O programa permite que o servidor organize seu projeto de vida, além de ser um reconhecimento pelos serviços prestados".

O PPA é inédito e visa alcançar e auxiliar os servidores estatutários da administração direta que estão próximos a entrar no processo de aposentadoria. Foi criado para auxiliar em torno de 2300 funcionários da PCR que já estão aptos a se aposentar, seja por tempo e idade ou na compulsória no período de 2015 até 2016. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas e foi produzido de forma customizada, pensando na realidade da Prefeitura do Recife, a partir da pesquisa de campo com outras instituições públicas e privadas.