NOTÍCIAS

Educação | 26.05.15 - 17h57

Escola Municipal Córrego do Euclides realiza eleição para novos membros do Conselho Escolar

Serão eleitos nesta quarta os cinco representantes dos segmentos da sociedade envolvidos na realidade escolar

Os moradores do Vasco da Gama poderão participar, nesta quarta-feira (27), da eleição dos novos membros do Conselho Escolar da Escola Municipal Córrego do Euclides. Serão eleitos cinco representantes dos segmentos da sociedade envolvidos na realidade escolar: alunos, pais, professores, funcionários da unidade de ensino e comunidade. Os escolhidos ficarão à frente das atividades do conselho até 2017.

A atuação dos Conselhos Escolares é regulamentada por lei, que estabelece a formação, em todas as escolas municipais do Recife, de um grupo composto por representantes dos segmentos da sociedade envolvidos na realidade escolar. O grupo se reúne periodicamente para tratar de temas de interesse das instituições municipais de ensino e das localidades em que estas estão inseridas. Além das reuniões realizadas nas próprias escolas, os membros dos conselhos também participam de formações bimestrais e de dois encontros coletivos, no começo e no fim do ano,com conselheiros escolares de outras unidades, para troca de informações e apresentação de resultados.

Oito candidatos concorrem na eleição desta quarta. Podem participar da votação alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e das turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA); pais, docentes e a comunidade do Córrego do Euclides. Cada um vota no segmento do qual faz parte.

De acordo com Edivânia Barbosa, diretora da Escola Municipal Córrego do Euclides, o conselho escolar foi criado com o intuito de funcionar como um órgão administrativo dentro da própria unidade. "É importante fazer com que toda a comunidade conheça o funcionamento da escola porque a unidade de ensino é de todos. O conselho vem estimulando e mostrando que é importante a participação de cada um para assim fazermos uma escola melhor e para termos uma gestão democrática", declarou a gestora.