Prefeito libera trânsito nas alças do Viaduto Capitão Temudo
A liberação concluiu o processo de alargamento do viaduto, que passou de 14m para 28m
A liberação das alças concluiu o processo de alargamento do viaduto, que teve sua largura expandida dos 14m para 28m passando a contar mais duas faixas de rolamento, contabilizando quatro faixas, em cada sentido. As alças possibilitarão a quem vem da Zona Sul ou da Zona Norte descer até a Rua Imperial e de lá seguir, ou para o centro do Recife ou para Afogados.
No sentido Olinda/Boa Viagem, os motoristas terão a opção de pegar a alça à direita, acessando a Rua Imperial e se deslocar sentido Afogados e Imbiribeira. Com isso, não será mais necessário entrar pelo Coque ou seguir até o bairro do Cabanga para acessar a via através da Avenida Sul. Já os condutores que estiverem no Viaduto Capitão Temudo no sentido Boa Viagem/Olinda, poderão utilizar a alça localizada à direita e chegar até a Rua Lourenço da Silva e, na sequência, pegar a Rua Imperial.
Para João da Costa, a liberação das alças vai facilitar ainda mais o deslocamento dos motoristas. “Esta é uma obra esperada há mais de trinta anos pelos recifenses e neste momento encerramos o ciclo desta intervenção de maneira muito positiva”. De acordo com o prefeito a obra se integra a outras ações da Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar o tráfego para a Zona Sul da cidade, tais como, o alargamento da Avenida Herculano Bandeira, a inversão do trânsito no bairro de Boa Viagem, a nova rota pela Rua Capitão Rebelinho e a primeira etapa da Via Mangue.
Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, o alargamento do Capitão Temudo se insere dentro da preparação da Prefeitura do Recife para a Copa do Mundo de 2014, já que a obra se ligará as intervenções da Via Mangue.
Para a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa, a liberação das alças irá facilitar os acessos a outras áreas da cidade mais rapidamente. “Os motoristas irão se deslocar mais facilmente para outros os percursos e irão deixar de fazer alguns retornos”, informou.
Duplicação - Desde a sua entrega, em agosto passado, a duplicação do Viaduto Capitão Temudo representou uma importante intervenção física para a mobilidade do Recife, sendo uma obra que se insere na preparação da Cidade para a Copa do Mundo de 2014. Pelo viaduto, circula uma média diária de 45 mil veículos no sentido Olinda/Pina e 41 mil no sentido Pina/Olinda.
Os condutores, principalmente os que vêm da Zona Norte, tem agora um ganho de tempo, pois a nova estrutura permite o tráfego de um maior número de veículos. Além disso, a duplicação evita estreitamentos e gargalos que diminuíam a velocidade do tráfego, uma vez que o elevado tem o mesmo número de faixas da Agamenon Magalhães. O viaduto reestruturado ainda beneficiou os motoristas que se movem do Centro e Olinda com destino a Boa Viagem, Pina entre outros bairros.
A duplicação do viaduto também melhorou a circulação para aquelas pessoas que estiverem no bairro da Ilha de Joana Bezerra, pois têm uma faixa de acomodação, sem haver conflito com os veículos que estão descendo a Ponte Papa João Paulo II no sentido Olinda/Pina. Entre os beneficiados estão todos os passageiros de ônibus que utilizam o Terminal Integrado de Passageiros da Joana Bezerra e os condutores que estão vindo da Ponte Gregório Bezerra, além dos próprios moradores da comunidade.
Novo Binário: A Prefeitura do Recife implementa, também neste sábado (8), um binário de circulação de veículos entre as ruas Francisco da Cunha e Nelson Hungria. A operação garantirá maior fluidez no entorno e criará uma rota alternativa de acesso à Imbiribeira e ao Ipsep, desafogando o trânsito na pista oeste da Engenheiro Domingos Ferreira, no trecho compreendido entre as ruas José Maria de Miranda e Antônio Falcão.
A principal alteração será a transformação da Rua Francisco da Cunha em mão única, em toda sua extensão, no sentido Boa Viagem/Pina. Para permitir a formação do binário, será permitido o tráfego nos dois sentidos da Rua Professor Eduardo Wanderley, somente no trecho entre Aviador Severiano Lins até a ligação com a Nelson Hungria. Ainda serão feitas proibições de estacionamento, além de mudanças de tráfego em trechos de outras vias próximas.
Para que os condutores assimilem melhor as mudanças, as áreas afetadas pela operação terão reforço na sinalização horizontal e vertical, além de novas placas de regulamentação, orientação e destino.