O quê que a rua tem: Equipe do Consultório na Rua promove uma tarde diferente para os usuários
Para comemorar um ano de atividades, será exibido um documentário em que a população em situação de rua conta as suas dificuldades e objetivos
Em comemoração ao primeiro ano de atividades, a equipe do Programa Consultório na Rua do Recife promove, nesta quinta-feira (28), um final de tarde diferente para pessoas em situação de rua. A partir das 17h será exibido um documentário com o tema O quê que a rua tem, na Praça de Alimentação do Mercado Público, no Bairro de Brasília Teimosa. A narrativa do audiovisual é contada a partir de histórias dos próprios moradores de rua, que poderão se ver na telona, contando seus objetivos e dificuldades.
Segundo Brena Leite, coordenadora do Consultório na Rua do Recife, o momento será importante tanto para trocar experiências, como para conversar e perceber a situação de cada um daqueles cidadãos. “A atividade visa conferir um espaço de encontro e de troca de experiências entre o público, os profissionais que atuam na área e a comunidade, a ideia é proporcionar diálogos que possam desconstruir preconceitos e estigmas sobre a vida nas ruas”, conta Brena.
Proposta - O Programa Consultório na Rua é uma política pública do Ministério da Saúde e foi implantado pela Prefeitura do Recife em maio de 2014 em em três Distritos Sanitários da cidade - I, VI e VIII - por ter mais pessoas em situação de rua. A proposta é dar atenção integral à saúde a essa população. As equipes são formadas por profissionais como psicólogos, assistentes sociais e técnicos sociais. Atualmente, 220 usuários estão cadastrados no programa.