Depósitos de água estão no foco das operações realizadas com Exército
As ações de controle da dengue, realizadas pela Prefeitura do Recife com o Exército contabilizam 63.726 operações entre vistoria de imóveis e tratamento de depósitos para armazenar água, desde o dia 18 de maio quando a parceria foi iniciada.
Junto aos agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, além das visitas, são realizadas a eliminação e tratamento focal de criadouros. A medida tem o objetivo de controlar o avanço da dengue em Recife.
Ao todo, 33.790 imóveis foram vistoriados, verificando-se que durante as inspeções em
29.936 depósitos foi constatado que 2.864 tinham focos de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Foi realizada a eliminação de 5.379 criadouros do vetor e o tratamento de 10.210 depósitos Nas operações foram usadas 9.269 gramas de larvicida.
A maioria dos criadouros foi encontrada nos depósitos de superfície que armazenam água, além de vasos de plantas, baldes, bacias, garrafas. Durante as ações, os soldados encontraram 8.463 imóveis fechados e 537 moradores se recusaram à vistoria.
Cronograma - Na próxima semana, a ação realizada em parceria com o Exército estará em 10 bairros do Recife - Joana Bezerra, Fundão, Casa Amarela, Brasilit, San Martin, Estância, Afogados, Ipsep, Alto José Bonifácio e UR-10.
Plantão 30 e 31 - Neste final de semana, dias 30 e 31 de maio, mais um plantão de dengue vai marcar a luta contra a doença no Recife. Equipes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) vão visitar as residências de 15 bairros espalhados pelos 8 distritos sanitários da cidade. Entre as atividades que os agentes de saúde realizam com a população, destaca-se a educação ambiental, como afirma o gerente do CVA, Jurandir Almeida. "Para combater a alta proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, eliminamos ou tratamos os focos de dengue, mas principalmente fazemos ações educativas, porque com a saída do agente, a população deverá ter o cuidado na sua casa".