Alunos da Escola Ricardo Gama comemoram Semana do Meio Ambiente
Cerca de 350 alunos da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, em Linha do Tiro, participaram de diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Os cuidados com a natureza, a importância de não desperdiçar água e as formas de evitar a proliferação do mosquito da dengue foram ensinados através de jogos educativos, palestras e apresentações teatrais. O projeto multidisciplinar Água é Vida, desenvolvido na unidade de ensino, recebeu o apoio dos Programas Saúde na Escola (PSE) e Saúde Ambiental na Escola (PSA) para promover a semana comemorativa, que teve início na quarta (03) e terminou nesta sexta-feira (05).
O projeto Água é Vida foi criado pela escola no início deste ano, com o propósito de estimular a educação ambiental, focando principalmente na preservação da água. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Ricardo Gama, Maria Emília Serra, todo mês são elaboradas diferentes atividades com os estudantes. "Alem da conscientização, os alunos aprendem, na prática, assuntos estudados em sala de aula", destaca Emília.
Nesta sexta, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram uma excursão nas margens do Rio Morno, afluente do Rio Beberibe. Durante a aula-passeio, as crianças aprenderam a história do rio e também fizeram perguntas aos moradores do local. Os questionários serão publicados no blog do projeto. A professora Maria Penha Forte, que acompanhou os alunos na passeata, acredita que mostrar os prejuízos que a poluição causa ao rio é um estímulo para que os estudantes se esforcem para cuidar melhor do meio ambiente. "Eles ficaram chocados ao ver o estado em que o rio se encontra, cheio de lixo e mal cuidado. Acredito que isso os motivará a cuidar mais da natureza", relata a docente.
As turmas do 1º e 3º ano também brincaram com os jogos educativos elaborados pelo PSA, que ensinavam como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os alunos também assistiram ao filme A dengue e a nossa história, que conta como a doença chegou ao Brasil. Segundo Rute Dutra, supervisora do PSA, quanto mais cedo as escolas ensinarem aos alunos como combater a dengue, mais chances teremos de erradicar a doença. "É importante mostrar para os estudantes que são eles que fazem o futuro. É preciso conscientizá-los desde cedo a respeito dos cuidados que se deve ter em casa e na rua para que o mosquito que transmite a doença não se reproduza", destaca Rute.
Para Gerlanny Vitória Borges, 8 anos, aluna do 3º ano, a semana foi especial. "Aprendi a economizar água e a tomar cuidado para não jogar lixo no chão porque isso faz mal à natureza e à gente".