Escolas municipais têm programação especial de São João
Mais de 50 escolas da rede municipal de ensino do Recife participam, durante toda esta semana, de uma programação especial de São João. A Secretaria de Educação do Recife deu início, nesta segunda-feira (15), ao Arraiá Armorial, homenageando Ariano Suassuna, que é tema deste ano letivo. Organizado pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria, o evento visa celebrar o ciclo junino e estimular a valorização das músicas, danças e costumes do Nordeste. Foram preparadas atividades pedagógicas em torno das tradições juninas.
Nesta segunda, o Grupo de Teatro do NAC se apresentou na Escola Municipal Poeta Solano Trindade, localizada em Água Fria. A programação contou com brincadeiras e a apresentação da Banda Paulo Freire, que organizou uma grande quadrilha junina com os estudantes. Cerca de 300 alunos do Grupo V da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades na Escola Solano Trindade. Pela manhã, o grupo de teatro resgatou brincadeiras antigas que muitas crianças desconheciam. À tarde, foi a vez da bandinha do NAC se apresentar com músicas juninas, colocando os estudantes para dançar no quadrilhão.
A diretora Adélia Muniz considera o São João uma das festas mais bonitas da cultura nordestina. "O ciclo junino que vivenciamos no Nordeste é umas das festas mais importantes da nossa tradição. Com o Arraiá Armorial, esperamos que os alunos aprendam se divertindo e que nunca percam as raízes culturais", afirma a gestora.
Aluno do 3º ano, Ícaro de Sá, 11 anos, foi um dos que mais curtiu as brincadeiras da manhã desta segunda. "Muitas crianças hoje só gostam de ficar no celular e computador, mas eu prefiro brincadeiras de rua e de desenhar", comenta o estudante.
PROGRAMAÇÃO - Nesta terça-feira (16), o Grupo de Teatro do NAC continua com as apresentações sobre o ciclo junino nas escolas participantes do evento. Já a partir da quarta (17) até a sexta-feira (19), três escolas se transformarão em polos de São João, recebendo alunos de outras unidades de ensino para assistir a apresentações teatrais e musicais das orquestras Perfil, Ômega e Garcia. Os polos serão as Escola Municipais Pedro Augusto, na Boa Vista, São Cristóvão, na Guabiraba, e Divino Espírito Santo, na Caxangá.