Secretarias da Mulher e Desenvolvimento e Empreendedorismo estarão presentes na Fenearte
Com o objetivo de fortalecer o comércio, as secretarias fomentam o artesanato local
Com o objetivo de fortalecer o artesanato local, as Secretarias da Mulher e Desenvolvimento e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife participam da XVI Fenearte, de 2 a 12 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. Nesta edição, estão presentes os estandes da Secretaria da Mulher, do Programa do Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) e da Economia Solidária, este último estreante na feira.
No estande da Secretaria da Mulher, cerca de 12 artesãs integrantes da Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária estarão expondo seus produtos. O público poderá conferir um material diversificado, como bijuterias, roupas em crochê e caixas em MDS. As técnicas utilizadas vão desde o próprio crochê e a customização, como também macramê, quilling, deculpagem, entre outros. Todos os artesanatos passaram por uma curadoria com técnicas do Prodarte e da Secretaria da Mulher do Estado.
A Secretaria, por meio do programa Artesãs Tecendo Cidadania, desenvolve ações de formação e empoderamento de artesãs moradoras do município. Uma das suas frentes de trabalho é o fortalecimento da Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária. O coletivo existe desde 2005 e é composto por artesãs das seis Regiões Político Administrativas do Recife.
Já o estande Prodarte estará com 15 artesãos que também passaram por um processo de curadoria. Eles foram separados em três blocos. Dois com quatro artesãos e um com três. Em cada módulo, haverão peças de coleção infantil, artigos par o lar, jogos americanos, crochê, artigos em couro, artes plásticas, vitrais e camisas estilizadas.
Estreante na feira, a Economia Solidária traz sete expositores. Ampliar o espaço deste segmento representa o olhar da gestão para o empreendedorismo aliado à sustentabilidade. Estarão presentes o Amarte, Acaape, Associação Costurarte, Masc, Veneranda Cosméticos, Miramar e Mães do Liceu.
CAT MÓVEL
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel da Prefeitura do Recife, que é operacionalizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, vai estar disponível durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O veículo, que é equipado com elevador para cadeirante, wi-fi e balcão de atendimento funcionará no período de 2 a 12 de julho, no estacionamento do Centro de Convenções, onde acontece o evento que deve receber 320 mil pessoas.
Além de atendentes bilíngues, o CAT Móvel também conta com diversos materiais de divulgação turística. São oferecidos mapa da cidade, informativos sobre atrativos turísticos, eventos culturais e de lazer, entre outros.