NOTÍCIAS

| 03.07.15 - 18h39

Lojas que comercializam suplementos alimentares são interditadas pela Vigilância Sanitária do Recife

img_alt

Os fiscais encontraram agulhas, seringas, frascos de anabolizantes e produtos de uso veterinário. (Foto: Cortesia)

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Delegacia do Consumidor, interditou na tarde desta sexta-feira (3) duas lojas de suplementos alimentares e o depósito de uma delas. A ação foi resultado de uma denúncia sobre irregularidades no depósito da loja Nativus, situada na Rua Manoel Borba.

Durante a inspeção, os fiscais interditaram um espaço da Loja Nativus, usado como depósito, onde eram guardados diversos produtos vencidos. A loja, localizada em um empresarial próximo, também passou por vistoria e foi notificada com termo de apreensão cautelar. Foram recolhidos 3 (três) potes com 300 gramas de creatina e 1 (um) pote com 500 gramas de creatina monohidratada, porque todos apresentavam o teor de creatina acima do permitido para o consumo. Catorze embalagens de cafeína também foram apreendidas, pois não apresentavam informações obrigatórias.

Na loja Vem Monstro, a fiscalização encontrou agulhas hipodérmicas, seringas, ampolas e frascos de anabolizantes, além de produtos de uso veterinário e suplementos importados sem a tradução da rotulagem para a língua local. De acordo com a chefe do Setor de Controle de Alimentos e Produtos da Visa, Geise Belo,  os anabolizantes são produtos proibidos no Brasil, não devendo ser consumidos de forma alguma. “Os jovens não devem cair na tentação e usar esses produtos vetados que possam prejudicar a saúde”, alertou. “E os suplementos devem ser usados com cautela e orientação de um profissional”, completou Geise. Os dois locais ficarão lacrados até pelo menos a próxima semana, quando a Visa voltará para nova inspeção.