PCR promove ação educativa para lembrar Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Serão oferecidos serviços como testes rápidos para DSTs, vacinas e orientações sobre o crack e outras drogas
Para lembrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, a Secretaria de Saúde do Recife vai ao Parque Santana, na Zona Norte da cidade, realizar uma ação educativa com a população neste sábado (25), das 9h até as 12h. Os profissionais do Distrito Sanitário III distribuirão materiais educativos para alertar as pessoas sobre a transmissão e o tratamento da Hepatite A. Na segunda-feira (27), a ação será no Parque da Jaqueira, no espaço da Academia da Cidade, com testagem para Hepatite C e aconselhamento pós-teste aos usuários.
Durante a ação, os profissionais de saúde também vão aferir pressão arterial e fazer teste de glicemia nos participantes, que ainda receberão kits odontológicos. Além disso, serão oferecidas orientações sobre hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis – com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C - e também sobre tuberculose, com a coleta do escarro de pacientes que apresentarem os sintomas da doença. Profissionais da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e redutores de danos farão abordagens sobre drogas no local.
Centro de Testagem e Aconselhamento – A Rede Municipal de Saúde conta com uma unidade referência no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, localizada na Policlínica Gouveia de Barros – Pátio de Santa Cruz, S/N, Boa Vista, para testar as hepatites B e C. “Lá, as pessoas podem realizar vários testes, como Hepatites B e C, para ter o diagnóstico. Os casos positivos são encaminhados para o profissional especialista, que avalia e encaminha para o Instituto do Fígado, no Hospital Oswaldo Cruz, responsável pelo tratamento e acompanhamento destes pacientes”, explica o coordenador da Divisão de Atenção às DST, Aids e Hepatites Virais, Alberto Silva.