Prefeitura reforça parceria com a Fundação Altino Ventura
Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito Geraldo Julio prestigiou a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos, da Fundação Altino Ventura, na Iputinga, que conta com uma parceria com a Prefeitura do Recife. A solenidade também contou com a presença de Fausto Figueira, assessor especial do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, que concedeu a habilitação oficial do Ministério da Saúde para o centro atuar no tratamento interdisciplinar, que vai possibilitar o atendimento a pacientes portadores de deficiências físicas, auditivas, intelectuais e visuais.
"A Fundação Altino Ventura é uma referência no Brasil e uma grande parceira da rede municipal."
"A Fundação Altino Ventura é uma referência no Brasil e uma grande parceira da rede municipal. Estou muito feliz de ver que o Recife vai poder contar com a instituição, para que nesse esforço conjunto, possamos promover a melhoria da condição de saúde de milhares de cidadãos", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que destacou também que o convênio com o Centro Menina dos Olhos prevê o desenvolvimento de ações de saúde ocular, com diagnóstico e reabilitação, somando ao atendimento já feito pela Secretaria Municipal de Saúde do Recife.
No convênio firmado entre Prefeitura do Recife e a Fundação Altino Ventura, serão realizados mensalmente cerca de 13 mil procedimentos de média complexidade, no serviço de urgência. Além disso, também estão inclusos o projeto Além do Olhar, que realiza em comunidades do Recife a reabilitação de crianças com deficiência visual, associadas ou não a outras deficiências, e o projeto Olhar Recife, que tem como objetivo reduzir a taxa de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais e facilitar o acesso à assistência integral em oftalmologia aos estudantes matriculados nas escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola e Programa Brasil Alfabetizado.
"Estamos com isso garantindo a melhoria de vida desses cidadãos, através do acesso aos procedimentos necessários, ao diagnóstico, aos óculos quando necessário", frisou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que falou que cerca de 1500 óculos já foram distribuídos só pelo projeto Olhar Recife.
O assessor especial do Ministério da Saúde, Fausto Figueira, esteve presente no ato para firmar a habilitação do centro e pronunciou a satisfação do Ministério com a realização: "Estamos aqui mostrando que o SUS funciona, com entrosamento com governo Federal, Estadual e Municipal. Esta é uma entidade privada, mas que faz, através dessa rede de parcerias, um atendimento abrangente, que atua na melhoria direta da vida das pessoas e as transforma, para melhor", afirmou.