NOTÍCIAS

Saúde | 14.08.15 - 17h57

Prefeitura celebra Dia Municipal de Enfrentamento às drogas

img_alt

O objetivo é reduzir os danos causados pelo uso das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. (Foto: Hesíodo Góes / Divulgação)

 

Com um dia municipal dedicado ao enfrentamento às drogas, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), em parceria com a Associação Oásis da Liberdade (AOL) promoveram a conscientização sobre a importância da prevenção às substâncias psicoativas, durante a quarta-feira (12), na Praça da Independência, bairro de Santo Antônio, Recife. A data foi Instituída no calendário oficial de eventos da cidade por meio da lei municipal nº 17.442/08, de autoria do vereador Luiz Eustáquio. A atividade contou com a presença da secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Aline Mariano.

”Todos nós sabemos que este enfrentamento às drogas é algo que tem que ser feito diuturnamente. Sem descanso! A Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, criada no início de março deste ano pelo prefeito Geraldo Julio, foi um desafio que aceitei porque sei que esse problema social já se encontra além das fronteiras do nosso município, estado e país; e os riscos e agravos que estão crescendo numa proporção avassaladora”, explicou a secretária Aline Mariano. ”Estamos hoje aqui reunidos para unir nossas forças e dar continuidade às políticas já elaboradas e planejar outras que possam nos trazer resultados efetivos para a redução dos índices que se apresentam cada vez mais preocupantes”, acrescentou a secretária Aline.

No evento, uma série de atividades foi realizada pela SECOD e a Oásis da Liberdade, tais como palestras de prevenção às drogas, distribuição de material preventivo e apresentações culturais, como capoeira e dança, além de escuta e encaminhamento de usuários para os serviços de tratamento. A gestora do eixo de Inserção e Ressocialização da secretaria, Sulamy Borba, uma das que realizaram escuta e encaminhamento no local, ressaltou a importância do evento contemplar um público diverso. “Tivemos a oportunidade de esclarecer diretamente a população que precisa do serviço e não sabe onde procurar. Levantamos a demanda e fizemos o direcionamento conforme a singularidade de cada um, dando a possibilidade do que fazer e como fazer a cada um deles”, afirmou.

Durante a tarde, a secretária da SECOD representou o prefeito Geraldo Julio em reunião solene na Câmara do Recife, solicitada pelo vereador Luiz Eustáquio. A cerimônia celebrou o dia municipal de enfrentamento às drogas.