Ação de saúde reúne caminhoneiros em posto da PRF no Recife
O caminhoneiro José Clemente, 62 anos, trafegava na altura do Km 71, da BR-101, quando foi convidado por policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fazer exames de saúde. “Minha profissão é muito corrida, viajo para lugares diferentes e fico sem tempo para me cuidar. Só vou ao médico uma vez por ano”, declarou José, que trabalha nas estradas há 15 anos. Ele e outros motoristas participaram, nesta quarta-feira (19), da ação Comando de Saúde nas Rodovias, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Senat).
No local, os caminhoneiros foram submetidos à aferição de pressão arterial, teste de glicose, vacinação e testes rápidos de HIV e sífilis. Foram realizados 42 testes, sendo 30 homens e 12 mulheres, dos quais 5 (cinco) deram reagente para sífilis. Todos foram orientados sobre como proceder para começar o tratamento. Nenhum caso positivo de HIV foi detectado. Além disso, eles também receberam orientações nutricionais e fisioterápicas.
Para o coordenador da Política Municipal de Saúde do Homem, Helton Bruno Feitosa, a ação foi positiva. “Aqui no Recife é a terceira edição, mas a Secretaria Municipal de Saúde está participando pela primeira vez, e os motoristas aprovaram a iniciativa”, comentou Bruno.