NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.11 - 15h54

Estudantes prestigiam Festival Internacional de Cinema Infantil

Quatrocentas crianças, de quatro escolas, assistiram ao filme “O Pequeno Nicolau”, no Cinema São Luiz

[caption id="attachment_7216" align="alignright" width="334" caption="Irandi Souza"][/caption]


Por Suzan Vitorino

A Prefeitura do Recife segue com a programação voltada para homenagear o mês das crianças. Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Educação levou alunos de quatro escolas para assistirem ao filme francês “O pequeno Nicolau”, no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista. A exibição da película faz parte do 9º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que acontece na Cidade até o dia 23 de outubro.

Participaram da atividade alunos das escolas Anita Paes Barreto, Octavio de Meira Lins, Poeta Carlos Pena Filho e Governador Miguel Arraes. Cerca de 400 estudantes, além de assistirem ao filme, tiveram a oportunidade de conhecer o cinema São Luiz, espaço fundado em 1952 e patrimônio histórico de Pernambuco.

O filme conta a história do pequeno Nicolau, que leva uma vida tranquila ao lado de sua família e amigos, quando descobre que sua mãe está grávida e por isso acha que será abandonado pelos pais no bosque. Para escapar desse destino, Nicolau e os amigos embarcam em uma campanha para mostrar aos seus pais que ele é indispensável.

O assistente de coordenação do Festival, Marlon Meirelles, explica a importância da mostra. “Os filmes possuem forte conteúdo pedagógico e os professores podem trabalhar o tema em sala de aula. O site www.atelanasaladeaula.com.br dá dicas de como pode ser esse trabalho”, afirma Marlon.

A dirigente da escola Gov. Miguel Arraes, Ariadne Luna, acompanhou 200 estudantes. “É muito importante essa atividade. Na próxima quarta-feira (19), vamos trazer mais 200 crianças, para que todos os alunos da escola sejam contemplados”, afirmou. O filme exibido na quarta será “Iep!”, que conta a história de Dorinha, uma menina que tem asas, em vez de braços.

A aceitação do público infantil foi unânime. Maria Alicia, 14 anos, da escola Gov. Miguel Arraes, ficou emocionada. “Quando entrei no cinema eu chorei. Gostei muito das luzes e do filme, quero voltar outras vezes”, falou. Já o estudante Eduardo Santos, 9 anos, ficou fã do personagem principal do filme, o pequeno Nicolau. “Gostei muito dele, ele é o mais esperto”, falou, rindo.