NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 31.08.15 - 18h03

Semana Municipal da Capoeira começa nesta terça-feira (01)

Iniciativa que segue até o dia 7 de setembro visa fomentar e garantir os direitos socioculturais, estimular a valorização, além de ampliar a visibilidade da capoeira através de oficinas, apresentação de trabalhos, campeonatos, palestras educativas, cines debate e como não poderia ser diferente, rodas para “gingar” e aprender com os grandes mestres de Pernambuco


A Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial (GERIR), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), promove, de 1 a 7 de setembro, a Semana Municipal da Capoeira. Na programação, uma série de atividades de resgate da capoeira como parte determinante na construção histórica da identidade étnico-racial do país.

Os grandes mestres da capoeira em Pernambuco participam da Semana ministrando palestras, oficinas, bate papos e realizando rodas. Nomes como Pirajá, Júnior Pintado, Du Vale, Americano, Lobo, Galvão, Válber, Toinho Ventania, Peu, Betão, Rubinho e Espinhela completam o quadro.

Para a abertura, nesta terça-feira (01), a partir das 10h, no mezanino da PCR, acontece a oficina “Capoeira na Prática”, voltada às servidoras e servidores da prefeitura. Simultaneamente, na Escola Municipal Sede de Sabedoria, ocorre a mesma ação para os alunos. Às 14h, é a vez da mesa de debate no Paço do Frevo com o tema ”Capoeira Essência Pernambucana: A Capoeira Ontem - Historicidade, salvaguarda e Patrimônio”, com o facilitador, Mestre Pirajá. Das 18h às 20h fica por conta dos Mestres Júnior Pintado (Santo Amaro) e Du Vale e Americano (Cajueiro) com as ações nas Academias da Saúde: Vivência prática, roda e bate papo.

As atividades com os mestres nas escolas vão passar pelas seis regiões Político-Admisnitrativas (RPAs) do Recife. Os debates e mesas redondas focam, dentre outros olhares, em torno de Políticas Públicas voltadas à prática da capoeira. Assim como a Lei 17.941/2013 que institui e legitima a Semana Municipal da Capoeira no calendário pernambucano.

Os espaços públicos servem de apoio para a realização da semana. Equipamentos culturais como a Torre Malakoff vão abrigar iniciativas, como a apresentação do músico Toca Ogan e a Orquestra de Berimbau, que se apresentam, às 19h, na próxima sexta-feira (4). Confira a programação.


PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira (01)

10h - Ação de vivência prática de Capoeira para servidoras e servidores da Prefeitura de Recife, no Mezanino da PCR, e ações na Escola Municipal Sede de Sabedoria;

14h às 17h - Mesa de Debate no Paço do Frevo. Tema: ”Capoeira Essência Pernambucana: A Capoeira Ontem - Historicidade, salvaguarda e Patrimônio”. Facilitador: Mestre Pirajá.

18h às 20h - Ações nas Academias da Saúde: Vivência prática, roda e bate papo.
RPA 1 - Mestre Júnior Pintado- Santo Amaro
RPA 2 - Mestre Du Vale e Mestre americano – Cajueiro

Quarta-feira (2)

Ações nas Escolas Municipais: Escola Municipal Nova Morada e Escola Municipal Nadir Colasso;

14h às 17h - Mesa de Debate no Paço do Frevo. Tema: “Capoeira Essência Pernambucana: A Capoeira Hoje - leituras da atualidade”.
Facilitadores: Mestre Rubinho e Mestre Espinhela. “Capoeira Cidadã: Educação, Relações de gênero e raça, Extermínio da juventude negra, redução da maior idade penal, pessoa com deficiência , ECA e saúde da população negra”.
Facilitadores(as): Representantes da SEDSDH e Secretaria de Saúde.

17h às 21h - Ações nas Academias da Saúde/Parques da Cidade: Vivência prática, roda e bate papo;
RPA 3 - Mestre Peu – Parque Apipucos.
RPA 4 - Professor Caica- Sala de prática 1, Departamento de Educação Física UFRPE; Contra - mestre Betão- Praça da Várzea.

Quinta-feira (3)

Ações nas Escolas Municipais General San Martin;
9h - Vivência de Capoeira junto à reunião dos grupos de onvivência das pessoas Idosas da Prefeitura do Recife - CETEC

14h às 17h - Mesa de Debate no Paço do Frevo. Tema: ”Capoeira Essência Pernambucana: A Capoeira no Futuro - Processos organizacionais, processos pedagógicos e Internacionalização.” Facilitador: Mestre Mulatinho.

18h às 20h - Ações nas Academias da Saúde: Vivência prática, roda e bate papo.
RPA 5 - Monitor Lobo / Mestre Galvão - San Martin.
RPA 6 - Mestre Válber e Toinho Ventania.

Sexta-feira (4)

19h - Toca Ogan e Orquestra de berimbau, na Torre Malakoff
- Cine debate
- Escuta Pública
- Coffe break

Domingo (6)

Manhã - Praça do Arsenal
10h - Campeonato de Capoeira (grupos de 10 a 15 pessoas)
Responsável: Mestre Minervino Espinhela
Inscrições no local