Transporte público é tema do segundo seminário técnico sobre o Plano de Mobilidade do Recife
Gestores da SPTrans serão os palestrantes desta segunda rodada. Em pauta estarão a implantação das faixas exclusivas de ônibus e a integração dos Planos Diretor e de Mobilidade de São Paulo.
A Secretaria de Planejamento Urbano, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), promove, nesta quinta-feira (03), o segundo seminário técnico sobre mobilidade. A atividade, que é aberta ao público, traz para a pauta de debates A Prioridade é o TransportePúblico. O encontro será realizado no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, a partir das 14h30. Para participar os interessados precisam fazer inscrição pelo endereço eletrônico http://goo.gl/forms/wJukMxdln5. A primeira reunião pública sobre mobilidade foi realizada na abertura do ciclo de discussões do Recife Planeja, que realiza discussões sobre a cidade uma vez por mês e também é coordenado pelo ICPS.
O objetivo é manter a discussão junto à sociedade na construção do Plano de Mobilidade do Recife, que teve seus estudos já iniciados pelo Instituto. Para este encontro, o público terá a oportunidade de conhecer duas experiências vivenciadas na cidade de São Paulo. Ana Odila de Souza, diretora de Planejamento de Transportes da SPTrans, e Tácito Pio da Silveira, superintendente de Transportes da SPTrans, ambos da capital paulista, são os palestrantes desta rodada de debates. Respectivamente, cada um dos convidados apresentará os processos que envolveram a implantação das faixas exclusivas de ônibus e a integração dos Planos Diretor e de Mobilidade de São Paulo.
A priorização do transporte público coletivo é considerada uma das mais importantes ações no enfrentamento às dificuldades encontradas na mobilidade urbana de grandes cidades, como é o caso do Recife. A medida é uma alternativa ao deslocamento das pessoas frente ao número cada vez mais crescente de carros particulares nas ruas. Por meio da priorização do ônibus é possível alargar o potencial para a recuperação de parte do espaço viário permitindo, assim, o uso mais eficiente dessas vias pela população. Frente ao entendimento que a prefeitura tem sobre a priorização do transporte público, a gestão municipal vem implantando, desde do final de 2013, as faixas exclusivas de ônibus. Chamadas de Faixa Azul, hoje a cidade conta com cerca de 23km de corredores exclusivos em alguns dos principais pontos da cidade.
Com a proposta da discussão em mesa, observa-se a necessidade da adaptação do planejamento urbano do Recife para que a distribuição dos usos do espaço urbano seja realizada levando em consideração do planejamento da infraestrutura do transporte público. Esse detalhe, considerado de suma importância, busca garantir não só o deslocamento das pessoas, como também a viabilidade de sistemas sustentáveis de mobilidade.
Serviço
Mobilidade RECIFE - Seminários Técnicos para a Construção do Plano de Mobilidade Urbana do Recife
Tema: A Prioridade é do Transporte Público
Quando: próxima quinta-feira (03/09), das 14h30 às 17h30
Onde: Auditório do Centro de Artesanato, Bairro do Recife (próximo ao Marco Zero)
Inscrições: http://goo.gl/forms/wJukMxdln5
Informações: icps@recife.pe.gov.br