Rede de Saúde do Recife distribui o Cartão do Homem
A coordenação da Política de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Recife promoveu, na tarde desta terça-feira (1º), uma palestra no Auditório Capiba, no 15° andar do Prédio da Prefeitura do Recife, para discutir sobre doenças comuns ao sexo masculino que, na maioria das vezes, são negligenciadas - hipertensão, cardiopatias, diabetes e câncer de próstata. Na ocasião, profissionais do Distrito Sanitário I apresentaram o Cartão do Homem, que permite aos usuários uma atenção sistematizada de consultas, exames, vacinas. Os homens da Rede do Recife podem pegar o seu cartão em qualquer unidade de saúde.
O Cartão do Homem registra as observações de cada consulta, as vacinas que o paciente tomou, assim como os encaminhamentos médico. "É importante fazer a prevenção e o acompanhamento, pois a medida em que a idade vai avançando, os problemas tendem a aparecer mais e o cuidado com a saúde é quem vai definir a qualidade de vida", disse Amarilis Escobar, coordenadora da Política de Saúde do Homem do Distrito Sanitário I.
"Historicamente, o homem não procura o serviço de saúde e hoje viemos dar as orientações para que eles entendam a necessidade da prevenção", destacou a enfermeira Jane Santos, responsável pela palestra. Algumas doenças foram abordadas, como o câncer de pênis que resulta em cerca de 1.000 amputações por ano. "A principal prevenção do câncer de pênis é a lavagem adequada", falou a enfermeira. A prevenção de outras doenças, como câncer de próstata, diabetes e hipertensão, também foram discutidas no encontro. Os homens também receberam orientações sobre Saúde Bucal.