NOTÍCIAS

Saúde | 02.09.15 - 11h41

Caps do Recife promove atividade em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao fumo

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas Professor José Lucena promoveu, na tarde desta terça-feira (1º), uma atividade em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no último sábado. Cerca de 20 pessoas em tratamento e ex-fumantes participaram do evento, que contou com palestras, teatro de fantoches e depoimentos de pessoas que estão enfrentando o vício.

A dona de casa Adryana Lyra foi fumante por 32 anos. Hoje, livre do vício há um ano, ela foi ao evento para receber o Certificado de Abstinência. “Fumava três carteiras de cigarro por dia, e achava que não iria conseguir abandonar o vício, mas consegui”, relatou a ex-fumante.

O Caps José Lucena, que fica na Imbiribeira, recebe os usuários todas as terças-feiras, às 14h, e conta com profissionais capacitados para dar a cobertura necessária por um período de seis meses. “O mais importante do tratamento é a troca de experiência e os desafios entre eles. Cada um funciona como agente multiplicador da informação, atraindo mais pessoas em busca da cura”, explicou a enfermeira Rosangela de Souza, do grupo de tabagismo.