Encontro de artes Pão e Tinta vai movimentar o Pina neste feriadão
O evento, organizado pelo coletivo 100Parar e com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (SECOD), vai contar com uma programação cultural completa
Cores e expressões artísticas vão movimentar o Pina neste feriadão. É que, até a próxima segunda-feira (07), o bairro recebe, pelo quarto ano consecutivo, o encontro de artes Pão e Tinta. O evento, organizado pelo coletivo 100Parar e com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (SECOD), vai contar com uma programação completa de graffiti, oficinas artísticas, shows musicais, duelos de MCs e recitais de poesias.
Uma das propostas do Pão e Tinta é revitalizar a comunidade, onde o coletivo 100Parar já atua há 5 anos com intervenções socioculturais. Ao todo, o evento vai contar com 80 artistas, entre grafiteiros e músicos, e mais 40 pessoas que vão trabalhar como oficineiros, produtores, palestrantes e coordenadores. Vale a pena lembrar que sete artistas virão de países como Chile, Colômbia, Uruguai, Argentina e México.
A partir das 9h do domingo (06), haverá um painel aberto, ao lado da Igreja do Pina, reservado para a prática do graffiti, com direito ainda a duelo de MCs e muita música. Quem não for artista e quiser colocar “a mão na massa” poderá se inscrever, na página do evento no Facebook, para participar das oficinas de dança de rua, artesanato com latas de spray, graffiti, funk e pop e fotografia. As inscrições são gratuitas.
Já na segunda (07), em pleno feriado, o destaque ficará a cargo do lançamento do novo clipe do MC Long, com a música “Eu sou a cura”, a partir das 14h, na Praça da Bala, na Comunidade do Bode. “Acho importante inserir eventos como este dentro das comunidades porque democratizamos mais a arte. Afinal, segundo pesquisas, apenas 14% da população frequenta galerias de arte. Além disso, chamamos a atenção da sociedade para a vulnerabilidade social e ainda potencializamos os artistas locais dessas comunidades”, afirmou o coordenador geral do Pão e Tinta, Stilo Santos.
“Apoiamos o Pão e Tinta porque trabalhamos na prevenção de uso e abuso de drogas psicoativas. Procuramos também traçar ações que venham reduzir o número de adolescentes, jovens e adultos nos bairros de maior vulnerabilidade social e, através do evento, incentivar os novos talentos artísticos dessas localidades”, justificou a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (SECOD), Aline Mariano.