NOTÍCIAS

Esportes | 20.10.11 - 10h11

Prefeitura do Recife assina convênio com Federação Pernambucana de Patinagem

Novo acordo terá a duração de um ano e irá beneficiar 40 crianças com escolinha de hóquei

Nesta sexta-feira (21), às 9h, no SESC de Santo Amaro, a Prefeitura do Recife e a Federação Pernambucana de Patinagem assinam a renovação do convênio que mantém o projeto Patinando para a Cidadania, realizado com sucesso desde 2008. A parceria criou uma escolinha de hóquei sobre patins para crianças de 7 a 14 anos, tendo como professor o ex-treinador da seleção brasileira da modalidade, Leônidas Agra.

O novo convênio tem a duração de um ano e irá garantir mais essa modalidade para alunos da rede municipal e participantes dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), se juntando às mais de 30 atividades oferecidas pelo programa no Geraldão e em diversos núcleos em toda a cidade do Recife. A escolinha de hóquei será ministrada no SESC de Santo Amaro, atendendo a 40 crianças, e ainda pode ser ampliada para o SESC de Casa Amarela.

O ato de assinatura vai contar com a presença do secretário especial de Juventude e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, do Presidente da Federação Pernambucana de Patinação, Alberto Campos, e dos vice-presidentes da Confederação Brasileira de Hóquei sobre Patins (CBHP), Mário Guedes e Fortunato Russo. O investimento da Prefeitura é de R$ 17 mil, repassados à Federação, que, por sua vez, fica responsável pela compra dos equipamentos e materiais esportivos.

Modalidade - O hóquei sobre patins é um desporto coletivo, onde os atletas usam um stick (taco) para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária. Há duas modalidades: o hóquei em patins tradicional (modelo da escolinha) e o In-line. O hóquei em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um goleiro. Como equipamento de proteção nos jogos, utilizam-se caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e, no caso dos goleiros, proteção de coxa e máscara para a cabeça.