NOTÍCIAS

Defesa Civil | 30.09.15 - 16h12

Defesa Civil conscientiza moradores da cidade com oficina de meio ambiente

Cerca de 20 moradores de áreas de risco do Recife participaram, nesta quarta-feira (30), da oficina de Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), através do Núcleo Comunitário da Regional Plana. O evento aconteceu no Econúcleo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no Parque da Jaqueira.

De acordo com a assistente social da Sedec, Giselle Vieira, o principal objetivo do encontro foi conscientizar os participantes sobre a relação das pessoas com o meio ambiente. “A ideia principal é mostrar a importância de zelar pela natureza e se sentir parte da comunidade para entender o espaço de cada um. E, aqui nesse ambiente arborizado, apresentamos uma proposta diferenciada”, explica.

A programação contou com palestra, roda de diálogo e oficina poética, abordando cuidados com o lixo, matérias recicláveis, entre outros temas. “As ações de hoje tentaram lançar um olhar de compromisso para os participantes. Eles precisam ser elementos modificadores dos locais onde vivem. Tudo que aprenderam aqui, sobre preservação do meio ambiente, ele levarão para seus vizinhos, parentes e amigos, para manter o processo de conscientização”, conta Silvana Coutinho, coordenadora do Econúcleo.

Moradora de Água Fria, dona Lúcia, que promove um trabalho social com adolescentes de três localidades, garante que irá repassar todo o conhecimento adquirido para esses jovens. “Tudo que vi aqui hoje ampliou minha aprendizagem. É muito importante saber respeitar a natureza e tratar o assunto com responsabilidade. Estou voltando muito mais forte para minha comunidade, a fim de repassar tudo”, conta.