Prefeitura forma agentes multiplicadores em prevenção e combate às drogas
Cerca de 100 alunos e técnicos do projeto ViraVida, do Sesi, foram formados pelo projeto Formação Comunitária (FOCO), do eixo de prevenção da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (SECOD), na tarde desta sexta-feira (9). No evento de conclusão, que aconteceu no auditório da Casa da Indústria, em Santo Amaro, o prefeito Geraldo Julio realizou a entrega dos certificados, que formalizou a capacitação dos jovens no fortalecimento de uma cultura de proteção ao uso e/ou abuso de drogas, e afirmou a dedicação e preocupação da gestão no enfrentamento a este tema.
"A Prefeitura do Recife trabalhou em parceria com o Sesi, para formar esses jovens que vão atuar em toda a cidade. Agora eles estão conscientizados e podem ajudar no combate ao crack no Recife. A prevenção é uma coisa muito importante, e na nossa gestão estamos cuidando de fazer isso. Agora 100 jovens estão prontos para atuar, ajudar na orientação, disseminar nas suas comunidades os bons caminhos salvando vidas", declarou o prefeito Geraldo Julio.
"A prevenção é uma coisa muito importante, e na nossa gestão estamos cuidando de fazer isso."
A formação de multiplicadores na comunidade, chamada de educação entre pares, tem como objetivo habilitar as lideranças comunitárias e instituições parceiras da prefeitura para falar sobre as drogas. O ViraVida, programa do Sesi que promove curso profissionalizante na área tecnológica, para jovens de 16 a 21 anos que se encontram em situação de violação de direitos, recebeu o formativo como parceira da prefeitura, e também faz parte do Construindo Caminhos, projeto do eixo de Inserção produtiva e Ressocialização da SECOD, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social e estabelece parcerias com empresas para viabilizar o ingresso no mercado de trabalho.
De acordo com a secretária de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Aline Mariano, a gestão deverá continuar este projeto formativo para atingir ainda mais a sociedade com esta conscientização: "Já formamos mais de 300 jovens e agora estamos formando mais 100, que vão aumentar o número de pessoas que estão empenhadas em atuar no nosso território, nos nossos comitês que estão distribuídos nas 6 RPAs do Recife. Eles agora estão conscientes e habilitados para este trabalho, e podem encaminhar e orientar as pessoas dos serviços que o município oferece. Nosso objetivo é crescer ainda mais com esse número e chegar, até o final do ano, de 800 a 1000 capacitados atuando no Recife", afirmou.
A aluna Rebeca Raíssa, de 17 anos, foi uma das participantes do trabalho e falou da satisfação em poder ser uma das pessoas capacitadas em ajudar nesse combate às drogas. "Eu sempre julguei muito as pesas que passavam por essa situação. Com o curso entendi como é importante o apoio e a orientação certa neste momento. Agora vou poder ajudar muito, principalmente na comunidade onde moro que existem muitos dependentes. Saio mais consciente, e estou mais atenta e disposta a ajudar quem precisa", falou a estudante.
No curso, foi trabalhada a temática “Aspectos gerais sobre as drogas”, explicando o conceito, uso na humanidade, tipos de drogas e classificação das substâncias psicoativas. A formação também contou com a orientação sobre os tipos de usuários e legalidade versus ilegalidade, alertando os jovens para os riscos da utilização das drogas e perigos criminais. Além disso, também foram desmistificados conceitos, ressaltando a importância do compromisso com o sigilo e respeito às singularidades.