NOTÍCIAS

Saúde | 19.10.15 - 19h14

Profissionais de Saúde do Recife se reúnem para discutir o cuidado do idoso

img_alt

Coordenações das políticas de saúde e profissionais debateram o tema no prédio da Prefeitura do Recife para melhorar a atenção ao usuário idoso. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Nesta segunda-feira (19), a Política Municipal de Saúde do Idoso promoveu um encontro com cerca de 100 profissionais de saúde do Recife para falar sobre os diversos setores do cuidado da pessoa idosa. Foram envolvidas as coordenações das políticas de saúde da mulher, da população negra, da saúde bucal, da criança e de doenças crônicas, que trataram sobre o atendimento aos idosos em cada uma dessas áreas.

Para Maria Lúcia Barbosa, coordenadora da Política da Pessoa Idosa, essa interação é necessária para a melhoria da qualidade do atendimento a esse público. “A saúde do idoso não é separada das outras políticas de saúde, perpassa pelos diversos serviços e políticas da saúde”, destacou.

Kylvia Martins, técnica da Política da Pessoa Idosa, destacou a necessidade de entender o contexto da vida daquele paciente para tratá-lo de uma maneira mais humanizada. “Devemos tratar diferente esses idosos que envelhecem de maneiras diferentes, observando a história de vida deles”, disse.

Ana Beatriz Vasconcelos, coordenadora da Política de Saúde Bucal, falou da mudança atual no tratamento, observando que muitos idosos não têm mais os dentes porque antes o costume era extrair. “Mais de 90% dos idosos já perderam os seus dentes e essas perdas dentárias são muito importantes e comprometem a alimentação, além da autoestima”, disse Ana Beatriz. O encontro proporcionou aos profissionais de saúde o debate e a troca de experiências.