Curso estimula uso do futebol para educação e difusão de valores sociais
O treinador alemão Sascha Bauer trabalha com projetos internacionais desde 2002. É especialista ligado à Confederação Alemã de Futebol e assessor-técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), agência ligada ao governo daquele país, com atuação no Brasil há mais de 30 anos. Até o próximo domingo (8), Sascha está no Recife para coordenar o curso "Treino Social - Aprendendo no campo, Vencendo na Vida", voltado para cerca de 20 treinadores de escolinhas de futebol da capital. O trabalho acontece no Sport Club do Recife e teve início nesta quinta (5), com atividades práticas e teóricas.
A ideia é usar o futebol como ferramenta para a difusão de valores sociais, como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero, incluindo conceitos como o estímulo à autoconfiança, a capacidade de comunicação e o respeito ao outro. "Trabalhamos, de forma integral, as diversas áreas do desenvolvimento de um jogador. Não se pode separar a parte educacional, de comportamento, das noções de técnica e tática", afirma Sascha, que aprendeu português em Moçambique, onde treinou a seleção Sub-17 de futebol. A programação se divide em aulas teóricas, pela manhã, e treinos práticos no campo auxiliar da Ilha do Retiro, à tarde.
O secretário de Esportes do Recife, George Braga, acompanhou o início dos trabalhos. "É uma parceria importante que mantemos com a GIZ desde a Copa do Mundo, com excelentes resultados. Sempre quisemos aproximar o espetáculo da Copa do Mundo da realidade da população, e o trabalho da GIZ agrega valor a esse conteúdo", afirma o gestor. Sascha Bauer esteve no Recife durante a Copa, coordenando atividades esportivas e educacionais para 200 jovens no Parque Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões. Em setembro de 2014, a Prefeitura e a GIZ promoveram a capacitação "Futebol para o desenvolvimento: metodologias e práticas de futebol educativo", também voltada para profissionais de escolinhas.
O chefe do Setor de Futebol Participativo da Secretaria de Esportes do Recife, Maurílio Carlos, e a consultora esportiva Daiany França atuam como co-facilitadores da capacitação. "É uma cooperação internacional entre Brasil e Alemanha para disseminar a metodologia do Treino Social, que é aberta, construída por cada treinador que participou das atividades. Vamos ouvir muito cada um de vocês", explicou Daiany durante a aula teórica. Entre os temas abordados estão "Características e considerações para o treino de crianças", "Treinador como modelo, "Planejamento do treino", "Competências sociais: Respeito as regras e Comunicação", "Competências pessoais: Concentração e Autoestima" e "Mediação de Conflitos".
Drogas - "Esse curso caiu como uma luva para melhorar o trabalho que fazemos com as crianças, com o objetivo de afastá-las das drogas. As informações que receberemos aqui com certeza vão nos ajudar a melhorar a situação da nossa comunidade", afirma Carlos Vital, da Escolinha do Cruzeiro do Jordão, que atua no Ibura de Baixo com 80 jovens de 10 a 16 anos. "A expectativa é muito positiva, estamos aqui para aprender", disse Marcelo Ricardo, que atua na comunidade do Entra a Pulso, em Boa Viagem.