NOTÍCIAS

| 27.10.11 - 23h30

Prefeitura forma 361 educadores em saúde

Os formandos deverão atuar em suas próprias comunidades, no Distrito Sanitário III, zona Norte do Recife
 
O Sítio Trindade, em Casa Amarela, foi o palco escolhido pela Secretaria de Saúde para celebrar a formatura de 361 educadores em saúde, realizada no fim de tarde desta quinta-feira (27). O evento contou com apresentações músicais dos grupos de formandos para celebrar a concientização das pessoas em relação à saúde pública.

O programa, desenvolvido desde 2002 pela Prefeitura do Recife, tem o intuito de promover a discussão nas comunidades sobre questões relacionadas à saúde. Além disso, capacita as pessoas através de instruções de primeiro socorros, de estratégias de prevenção e de como interpretar determinados sintomas. Segundo o Assessor Executivo da Secretaria de Saúde, Tiago Feitosa, que prestigiou o evento, após participarem do projeto os grupos de educadores passam a enxergar a vida de maneira a preservá-la mais. Entender o sentido da saúde, numa visão ampla, é compreender o nosso papel no que diz respeito às nossas vidas . Quando dispomos de um conhecimento básico, podemos nos preservar e contribuir para nossa comunidade, declarou.

A atuação dos novos educadores dependerá das potencialidades de cada membro ou dos grupos a partir de decisões democráticas. É o que explica a coordenadora de Educação e Saúde do Distrito Sanitário III, Maria da Paz. O primeiro passo é a concientização, depois disso, os educadores poderão integrar as diveras campanhas que temos, atuando diretamente na discussão e sugestão de políticas comunitárias que possam sensibilizar a população.

Para a recém formada educadora em saúde, Carmen Lúcia Santana, de 40 anos, participar desse projeto significou ganho de auto-estima e capacitação que vai além dos problemas geralmente suscitados pelo tema da saúde. Nas discussões e encontros que a gente tinha, aprendi bastante sobre como evitar problemas médicos, mas não foi só isso. Aprendi até como melhorar a alimentação usando produtos orgânicos.