NOTÍCIAS

Turismo | 12.11.15 - 15h40

Olha! Recife rende homenagem ao poeta Solano Trindade

No Mês da Consciência Negra, o passeio de ônibus será dedicado ao folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta que foi um importante porta-voz da cultura negra na cidade. A Avenida Rui Barbosa e o político Oliveira Lima estão também entre os temas dos passeios da semana

No Mês da Consciência Negra, o Olha! Recife, projeto oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, que promove passeios gratuitos pela cidade, dedica um de seus roteiros da semana ao poeta Solano Trindade, importante porta-voz da cultura negra e de suas tradições. O passeio de ônibus será realizado no sábado (14), com saída da Praça do Arsenal, e integra a programação do Olha! Recife Literário, oferecido uma vez por mês, em parceria com a Academia Pernambucana de Letras.

Poeta brasileiro, folclorista, pintor, ator, teatrólogo, cineasta, operário e comerciário, Solano Trindade começou a compor seus primeiros poemas na década de 20. Entre outros feitos, empreendeu, em 1934, o I Congresso Afro-Brasileiro no Recife. Morreu em 1974. A primeira parada do roteiro dedicado a ele será no Liceu de Artes e Ofícios, local onde Solano estudou desenho. Perto dali, no Pátio de São Pedro, serão visitados o Núcleo de Cultura Afro do Recife e a estátua dedicada ao "poeta do povo". De lá, o passeio segue para o Museu da Abolição, no bairro da Madalena. E encerra no auditório da Academia Pernambucana de Letras, com uma leitura dramática de trechos de obras de Solano. A entrada no espaço é gratuita e aberta mesmo para quem não estiver inscrito no passeio.

Ainda no sábado, a partir das 9h, o passeio de catamarã fará o roteiro estendido, saindo do Cais das Cinco Pontas e cortando 14 bairros até Casa Forte. O passeio sai do Catamaran Tours, no Bairro de São José.

Domingo (15) é a vez de passear de bicicleta e a pé pela cidade. A caminhada sairá, às 9h, do Parque da Jaqueira, com destino à Avenida Rui Barbosa e seu casario remanescente da aristocracia açucareira. O roteiro vai contemplar ainda a Capela de Nossa Senhora da Conceição das Barreiras, erguida no século XVII, a Antiga Estação das Maxambombas, que circularam no Recife entre 1867 e 1917, e o Museu do Estado de Pernambuco. Além do Solar da Jaqueira, Conselho Estadual de Educação, Colégio Damas (antiga casa do Barão de Casa Forte), Igreja dos Manguinhos, Palácio dos Manguinhos e Praça do Entroncamento.

Também a partir das 9h, as bicicletas irão refazer os caminhos de Oliveira Lima, importante político recifense, com paradas na Assembleia Legislativa e no Palácio Joaquim Nabuco, que leva o nome do líder abolicionista de quem Oliveira Lima foi afeto e desafeto. Em seguida, a pedalada passará pela Faculdade de Direito do Recife, onde o político foi professor honorário, e pela Biblioteca Estadual, que frequentava bastante, encerrando no busto do político, na rua que leva seu nome, no bairro da Boa Vista.

Os interessados em qualquer um dos roteiros devem fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br nesta sexta (13), a partir das 9h. Todos os passeios são gratuitos. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

Serviço

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Literário - Solano Trindade
Quando: Sábado (14), às 14h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife no Rio
Tema: Recife e seus Bairros
Quando: Sábado (14), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

Olha! Recife Pedalando
Tema: Circuito Oliveira Lima
Quando: Domingo (15), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé
Tema: Avenida Rui Barbosa
Quando: Domingo (15), às 9h
Saída: Parque da Jaqueira, em frente à capela