Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo segue com oito times na competição
Fase oitavas-de-final da categoria aberto masculino foi disputada neste final de semana
Por Pedro Oliveira
Neste final semana a Prefeitura do Recife promoveu mais uma rodada da Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo. Pelo aberto masculino, maior categoria da competição, 16 times entraram em campo pelas oitavas-de-final, enquanto que 12 equipes do sub-15 e 12 do sub-17 iniciaram a disputa desta fase final do maior campeonato de futebol de várzea do mundo.
Todos os jogos foram em sistema de mata-mata e oito equipes garantiram suas vagas nas quartas-de-final da categoria aberto masculino, a maior do Futebol Participativo. No campo da União, na Macaxeira, o 100% Favela venceu o Unidos da Brasileira nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal. “Esse campeonato é referência na nossa comunidade, que se mobiliza para participar e vem a campo para apoiar o time”, disse Israel Lopes, o “Preto”, dirigente do time vencedor.
O héroi da classificação do 100% Favela foi o goleiro Gleibson, porém, ele chegou a temer quando perdeu a sua cobrança. “Já sou conhecido como batedor de pênaltis e faltas e o goleiro do Unidos já me conhecia, por isso tentei mudar o lado e acabei perdendo. Ainda bem que depois evitei dois gols e passamos”, afirmou ele.
Pelo lado do Unidos da Brasileira ficou a impressão de que o time podia ir mais longe, mas segundo o diretor do time, Marinho, não há motivo para se envergonhar. “Claro que ganhar é melhor, mas acho que foi importante a participação do time e foi motivo de orgulho disputar a Copa dos Campeões”, falou.
Neste ano se inscreveram mais de 15 mil atletas, divididos em 540 times, que desde julho estão disputando os títulos regionais e a da Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo em busca do desejado troféu de campeão geral da 9ª edição do campeonato. “O Futebol Participativo está inserido em mais de 40 comunidades, proporcionado também um momento de lazer para os que jogam e também os que assistem”, disse Antonino Fernandes, diretor de esporte amador do Geraldão.
É a primeira vez que o campeonato, realizado pela Prefeitura do Recife desde 2003, está contando com um patrocínio. A operadora de telefonia móvel Vivo vem sendo uma parceira importante da PCR para a qualificação do projeto.
Resultados