Estudantes da rede municipal são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Os estudantes da Escola Municipal da Mangabeira fizeram bonito novamente na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2015. Nove alunos foram premiados com quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze na competição, que reuniu cerca de 840 mil participantes de 1967 unidades de ensino públicas e privadas de todo o país. A escola já tem tradição de sucesso na OBA: em 2013, ganhou cinco medalhas, das quais três de ouro. A Olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Este ano, ganharam medalha de ouro os alunos Emilly Santos, Magally do Nascimento, José Artur dos Santos e Lenilker Albuquerque. A prata foi para Gisele Germano da Silva e Maria Paula dos Santos, enquanto que Livisson Silva, Gabriel Silva e Pollyanne Freitas conquistaram o bronze. "Foi o nosso melhor resultado. Os conteúdos cobrados na OBA já são contemplados na grade curricular da rede municipal de ensino", considera a técnica pedagógica Antônia Leão, que acompanhou a preparação dos estudantes. A prova é feita para os alunos dos Anos Iniciais, do 1º ao 5º anos.
Selecionado para o Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação da Secretaria de Educação do Recife, Lenilker Albuquerque, do 5º ano, tirou nota dez na prova, o que lhe garantiu a medalha de ouro. "Gosto muito de frequentar a biblioteca da escola. É a primeira vez que ganho um prêmio assim. Sempre estudo bastante e estou feliz com o resultado", diz. "Fiquei em dúvida se tinha feito prova boa, mas acertei todas. O assunto da prova tinha sido dado nas aulas da escola. Minha matéria preferida é matemática", afirma seu colega de turma José Artur dos Santos, que também tirou nota dez no teste.
Histórico - Em 2013, o ouro foi para os alunos do 5º ano Fabiana Bento e Márcio Gomes dos Santos, e para Marina Ramos de Santana, do 4º ano, que sagrou-se bicampeã. Disputando a competição pela primeira vez, a aluna do 1º ano do ensino fundamental Maria Rita Lima Bezerra da Silva, de apenas 7 anos, faturou a prata, e Elisângela Carneiro, do 5º ano, foi medalhista de bronze.